Aumento de raios preocupa especialistas

26 de novembro de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/aumento-de-raios-preocupa-especialistas-1.995161

 

De todos os transtornos causados pelas tempestades, o aumento do número de raios é o que mais preocupa os especialistas. A chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás e Tocantins, Elizabete Alves Ferreira, diz que as nuvens cumulus nimbus (veja quadro) aumentam a incidência de descargas elétricas. “A população deve estar atenta, pois, dependendo da intensidade, os raios matam instantaneamente.”

Doutora em climatologia Juliana Ramalho Barros, da Universidade Federal de Goiás (UFG), explica que em um evento forte de El Niño, como o atual, há muito mais energia na atmosfera, aumentando as descargas. “São nuvens mistas de água e granizo. O choque entre as pedras de gelo causa os raios.”

Para o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Junior, é preciso alertar a população sobre os riscos, para que não haja aumento no número de mortes por raios no próximo verão. O Inpe mantém um Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, que registra a incidência de raios em todo o País. Ontem, Goiás registrou quase 22 mil raios em apenas uma hora.