Recital no Palácio Conde dos Arcos homenageia Dona Fifia

27 de novembro de 2015

fonte: O Hoje

Link da matéria: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/27149/titulo/recital-no-palacio-conde-dos--arcos-homenageia-dona-fifia

Pianista e regente vilaboense descobriu e incentivou vários talentos da música em todo o Estado de Goiás

A série Recitais Vilaboenses faz hoje uma homenagem à pianista e regente Maria Lucy Veiga Teixeira, mais conhecida co­mo Dona Fifia. A quinta edição do espetáculo ocorre às 20h no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás, e tem entrada franca. A atração da noite é o Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG).

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Se­duce) e a Emac, o evento é realizado toda última sexta-feira do mês e sempre homenageia alguma personalidade. A proposta é aproveitar a transferência temporária do piano para o palácio, promovendo noites ines­quecíveis na antiga capital do Estado. O local de origem do instrumento é o Teatro São Joaquim, que ficará fechado até o ano que vem para restauração.

Nesta quinta edição, a regência será de Angelo Dias. O recital traz obras de compositores renomados, como os alemães Hans Lei Hassler e J. S. Bach. Também conta com canções nacionais, como Carolina, de Chico Buarque. Cantigas de Minha Infância está no repertório e terá arranjo da própria homenageada da noi­te, Maria Lucy Veiga Teixeira.

Homenageada

Nascida na Cidade de Goiás, em 26 de maio de 1926, a musicista Maria Lucy Veiga Teixeira é uma das pioneiras no ensino de música em Goiás. Pianista e professora de canto coral, figura ímpar que descobriu e incentivou várias gerações de cantores no estado, ela cursou Canto Orfeônico no Rio de Janeiro sob orientação de Villa-Lobos e Piano com João Baptista Julião, em São Paulo.

À frente dos coros do Conservatório Goiano de Música (1956-60), da Escola Técnica Federal (1955-76) e, de 1960 a 1983, do Coral da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Lucy estabeleceu um padrão de excelência e disciplina para gerações de regentes e cantores. Foi uma das fundadoras do Conservatório Goiano de Música, que deu origem à Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Recital de piano – Homenagem a Maria Lucy Veiga Teixeira – Dona Fifia

Data: Hoje, 27

Local: Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás (GO)