Goiás registra quase 22 mil raios durante uma hora

Data: 25 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/goi%C3%A1s-registra-quase-22-mil-raios-durante-uma-hora-1.995057

A incidência era a maior do País no horário das 17 às 18 horas nesta quarta-feira (25)

25/11/2015 19:30 Wildes Barbosa

Redação

O Estado de Goiás registrou 21.956 raios nesta quarta-feira (25), no horário das 17 às 18 horas, de acordo com o Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, um serviço do Grupo de Eletricidade Atmosférica ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que alerta para a ocorrência de descargas atmosféricas em tempo integral.

A incidência era a maior do País naquele horário. Em segundo lugar no ranking estava Mato Grosso (13.637 raios), depois Mato Grosso do Sul (9.963), Bahia (7.947), Minas Gerais (1.786) e Pará (542). Amazonas aparece com 210 raios, Piauí com 195 e Maranhão com 58 incidências. Em seguida vem Tocantins (57), Santa Catarina (20) e Rio Grande do Sul (5).

O número de raios em Goiás corresponde a quase 40% do total registrado naquele horário em todo o País. O fenômeno é decorrente da concentração de nuvens cumulonimbus na região, formadas em decorrência da combinação de altas temperaturas com elevado índice de umidade relativa do ar.

O surgimento dessas nuvens carregadas, típicas do verão, está mais intenso este ano em consequência do fenômeno El Niño, explica a doutora em climatologia Juliana Ramalho Barros, do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG). O contraste do calor e umidade favorece a formação de gelo dentro das nuvens e a ocorrência de raios.

Além de assustadores, os raios podem também causar acidentes mortais. A energia que ele transfere da nuvem para a terra gira em torno de 500 quilowatts, mais do que uma família média consome ao longo de um mês inteiro. Por isso, nos momentos de ocorrência de tempestade o recomendável é procurar locais seguros, evitar descampados, banhos de piscina e abrigo sob árvores.