Afro digital: premiados em edital apresentam resultados

Data: 26 de novembro de 2015

Veículo: Jornal Brasil

Link direto para a notícia: http://jornalbrasil.com.br/noticia/afro-digital-premiados-em-edital-apresentam-resultados.html

Nos dias 26 e 27 de novembro, 24 projetos selecionados no edital Preservação e Acesso aos Bens do Patrimônio Afro-brasileiro terão seus resultados apresentados ao público durante o Fórum Afro-Brasileiro – integrado à programação da Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM), que ocorre na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir do dia 25.

Resultado de parceria entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), a UFPE, e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com apoios da Rede Memorial e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o edital, lançado no final de 2013, teve por objetivo incentivar e apoiar projetos de coleta, resgate, recuperação, conservação e disponibilização para o acesso público, via internet, de acervos de interesse científico e cultural de bens do patrimônio Afro-Brasileiro, tendo em vista ainda existirem dificuldades de acesso a estudos e publicações em torno da temática.

"No âmbito dessa iniciativa, a publicação web desses acervos busca demonstrar, em escala reduzida, o papel de uma efetiva e abrangente política pública para o setor de acervos digitais", explica Marcos Galindo, professor da UFPE, que coordena o projeto realizado em parceria com o MinC.

Nesta perspectiva de ações-piloto, MinC e UFPE lançaram um novo edital, desta vez com foco em culturas de povos originários do Brasil, que recebe inscrições até 10 de janeiro de 2016. Saiba mais.

Os 24 acervos, resultado das pesquisas, serão publicados e disponibilizados no espaço de convergência Tainacan, que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a SPC/MinC, e que também será apresentando ao público durante o Fórum Afro-Brasileiro.

Programação

A abertura do fórum, na manhã do dia 26, contará com as presenças do secretário da SPC, Guilherme Varella, de Marcel Ferrante (UFG), de Rita de Cássia Barbosa (Fundaj) e de Marcos Galindo. Na sequência, os coordenadores dos projetos irão apresentar os resultados das pesquisas.

No dia 27, a mesa de encerramento tem como tema "Os caminhos para se efetivar uma Política Nacional de Acervos Digitais de Cultura no Brasil" e contará com as participações do coordenador-Geral de Cultura Digital da SPC, José Murilo Costa, de Sueli Mara Ferreira (USP) e de Claudiane Weber (UFSM/USP).

À tarde, serão realizadas apresentação cultural e exibição de documentários, encerrando as atividades. Confira as programações completas do CTCM 2015 e Fórum Afro-Brasileiro.