Goiás discute inclusão para o avanço da ciência

Data: 03/12/15

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/ensino-especial-e-tema-de-congresso-e-simposio-em-goiania/

A description...

Foto: CRER

Foto: Crer

Goiás discute inclusão para o avanço da ciência

Divulgar as ações realizadas no Ensino Especial através de debates, promover intercâmbios entre pesquisadores e oportunizar a formação continuada de outras pessoas interessadas em participar do evento é o que propõe o 1º Congresso de Pesquisadores em Educação, Saúde e Inclusão do Estado de Goiás e o 2º Simpósio de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar que serão realizados, simultaneamente, no auditório da Faculdade Alfa, unidade Vila João Vaz, nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4.

Os eventos são promovidos pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte e parceiros. O principal objetivo, explica a coordenadora geral do Núcleo de Atendimento Educacional e Hospitalar da Gerência de Ensino Especial da Seduce, Wânia Elias Vieira de Oliveira, é discutir a inclusão voltada para o avanço da ciência, com ações práticas nas áreas de Educação e Saúde.

A deficiência auditiva também está em discussão  durante o Simpósio. Foto: Crer

A deficiência auditiva também está em discussão no Simpósio. Foto: Crer

Entre os temas abordados estão as deficiências auditiva, visual, física e intelectual; altas habilidades; políticas educacionais e práticas educativas na formação de professores em Educação Especial. Constam ainda da programação exposição de painéis, mesas redondas, conferências, minicursos e lançamento de livros que contam histórias de professores e bolsistas do Programa de Extensão Tutorial do curso de biologia da UFG, que colaboram para a mediação da aprendizagem no Ensino Especial.

Participam professores da rede estadual que atuam na classe hospitalar ou domiciliar, além de alunos de pedagogia ou outras licenciaturas relacionadas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento – naeh.weebly.com . A programação começa às 19h15 desta quinta-feira.

Simpósio

O 2º Simpósio de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar  vai debater o atendimento da classe hospitalar e da classe domiciliar em Goiás. Segundo a coordenadora Wânia Elias, é uma continuidade do 1º Simpósio realizado em dezembro do ano passado. Ela explica que Goiânia tem dez instituições hospitalares onde professores da Seduce trabalham com educandos que são vinculados à rede estadual, promovendo aprendizagem e desenvolvendo com eles atividades que evitem a defasagem, a repetição e mesmo o interrompimento das atividades escolares.

O congresso e o simpósio são uma realização da Seduce Goiás, por meio da Superintendência de Inteligência Pedagógica e Formação/Gerência de Ensino Especial/Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (Naeh), e do grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade federal de Goiás (UFG). As secretarias de Educação de Goiânia, Senador Canedo e de Aparecida de Goiânia, além da Faculdade Alfa, UFG e  UEG, são parceiras do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3201-3121.

Acesse a Programação Congresso

Mais informações: (62) 3201-3004