Crise política adia assinatura do projeto de lei de criação da UFG de Catalão e Jataí

Data: 11 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/20878-crise-politica-adia-assinatura-do-projeto-de-lei-de-criacao-da-ufg-de-catalao-e-jatai

reitor ufg

Reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral (Foto: Carlos Siqueira)

A assinatura dos decretos de criação das novas unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Catalão e em Jataí, foi adiada pela terceira vez. Segundo o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, a visita da presidente Dilma Rousseff a Goiás estava marcada para novembro, foi adiada para dezembro, e em função da agenda política conturbada do país, foi adiada novamente.

De acordo com o Reitor, ele aguarda a marcação de uma nova data, que deve acontecer em 2016. “Estávamos com uma expectativa muito grande, tanto em Catalão, quanto em Jataí, para assinatura dos decretos criando as duas novas universidades e o início da tramitação no Congresso Nacional”, disse Orlando do Amaral.

Ainda segundo o reitor, o adiamento da assinatura do decreto não acarretará prejuízos a universidade, já que pela proximidade com o final do ano, a probabilidade da tramitação ocorrer apenas em 2016, era grande.

Impeachment

Questionado sobre o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, o reitor da UFG afirmou que a Associação dos Reitores das Universidades Federais (Andifes), deve enviar um documento em apoio a democracia, e que assinará o termo.

“A Associação dos Reitores está preparando um documento em defesa, sobretudo da democracia das instituições, que está ameaçada nesse clima de convulsão, de um funcionamento muito fora do padrão do Congresso Nacional”, ressaltou Orlando do Amaral.