Caminhos de Goiás ganha nova edição

Data: 14 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/caminhos-de-goi%C3%A1s-ganha-nova-edi%C3%A7%C3%A3o-1.1004983

 

Historiador Nasr Chaul comemora 20 anos do lançamento do primeiro exemplar

 

O livro Caminhos de Goiás – Da Construção da Decadência aos Limites da Modernidade, de Nasr Chaul, está ganhando nova edição em comemoração as duas décadas de sua produção. Resultado da tese de doutorado do historiador, atual superintendente executivo de Cultura da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a obra que tornou-se referência no meio acadêmico chega à quarta versão após 18 anos do lançamento da primeira edição.

Defendido em 1995 na USP, o texto original foi adaptado pelo autor para linguagem mais simples e lançado em 1997 pelo Cegraf, centro gráfico da UFG. Na obra, Chaul lançou-se à missão de desconstruir a linha de decadência de Goiás a partir de meados do século 19. “Quase sempre ecoavam as ideias de ‘decadência’, ‘atraso’ e ‘modernidade’ para se entender o Goiás Colonial, da Primeira República e dos Anos 30, respectivamente”, observa, na apresentação da nova edição.

Segundo o autor, em relatos que pesquisou criava-se uma imagem de solidão, que tinha no sertão o cenário ideal. “Incompreensível para o Goiás que se descortinava aos meus olhos nas pesquisas”, contrapõe. “Questionei tais ideias, debati comigo mesmo, para depois de ir contra meu mestre, Luiz Palacin, e, por fim, sustentar argumentos remando contra a maré interpretativa do processo histórico concebido até então”, relembra.

O relançamento de Caminhos de Goiás, que sai com o selo Editora UFG, é também para o autor marco da aposentadoria recente na instituição em que atuou. Nos últimos 15 anos, entre atividades acadêmicas, o historiador também atuou no governo estadual na área cultural. À frente da extinta Agência Goiana de Cultural (Agepel), que presidiu, ficou entre 1999 e 2007. Em 2011, assumiu a gestão do Centro Cultural Oscar Niemeyer. O atual posto foi assumido há poucos meses.

Não Informado

 

Não Informado

Os livros já tiveram capas ilustradas por Elyeser Sturm, Siron Franco e agora o mais recente lançamento foi feito por Marcelo Solá

Foto: Divulgação