Coluna Xadrez: PMDB descarta entregar cargos na prefeitura

Data: 16 de dezembro de 2015

Fonte: O Hoje

Link da matéria: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/27923/titulo/coluna-xadrez:-pmdb-descarta-entregar-cargos-na-prefeitura

Rubens Salomão

O lançamento ontem da pré-candidatura oficial do PT à prefeitura, do deputado estadual e presidente metropolitano da sigla, Luis Cesar Bueno, mostra que o divórcio entre PT e PMDB em Goiânia fica cada vez mais próximo. No entanto, a definição da direção peemedebista na capital é de não abandonar o barco da gestão de Paulo Garcia (PT) e deixar para o petista a decisão de demitir os secretários do partido que formam o primeiro escalão do Paço. “Nós não indicamos nenhum secretário. Repito isso. Esses cargos peemedebistas de primeiro escalão têm o aval do partido, mas não foram indicados pelo partido. Então, cabe ao prefeito exonerá-los ou não”, garante o presidente metropolitano do PMDB, deputado estadual Bruno Peixoto. O parlamentar ainda confirma que “não cabe ao partido, que não efetuou a indicação, pedir que retire este ou aquele”. Por outro lado, o vice-prefeito Agenor Mariano mantém postura de oposição ao prefeito Paulo Garcia e defende abertamente a saída dos secretários do partido da administração.

Quem?

Os secretários municipais ligados ao PMDB são: Andrey Azeredo (Trânsito), José Geraldo Freire (IMAS), Sebastião Peixoto (Agência de Turismo) e Fernando Machado (Saúde).

Posicionamento

“Ao não aliançarmos com o PT e lançarmos candidato, automaticamente nós estaremos em um processo de oposição. O que está faltando na nossa cidade é oposição”, soltou ontem o vice-prefeito, Agenor Mariano (PMDB).

OAB acompanhará OS na educação

O formato de gestão por Organizações Sociais, que já foi implementado na rede pública de saúde de Goiás, agora será testado nos colégios estaduais. Sindicatos e professores discordam e chegam a chamar de “privatização do ensino público”. Já a Secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira (foto) defende o modelo e chegou a afirmar que “empresário sabe mais de gestão do que educador”. Para fiscalizar a gestão, os repasses financeiros e o cumprimento legal da administração, a Comissão de Educação, da OAB-GO, vai criar uma subcomissão específica para acompanhar o trabalho das OSs. “Não fazemos juízo de valor sobre a administração do Governo, mas temos a obrigação de verificar o cumprimento da legalidade”, afirma o presidente da Comissão, professor Carlos André Nunes. O advogado explica que é preciso manter o concurso público para pelo menos 70% dos servidores e para contratação dos outros 30%, comissionados, deve ser feita seleção de natureza pública. “Significa que não pode haver escolha de professor por indicação, mas sim meritocrática”, explica.

Negado

O pedido ajuizado pelo governo de Goiás, que buscava a reintegração de posse de três das 10 escolas ocupadas em Goiânia, foi negado, no fim da manhã de ontem pelo juiz Eduardo Tavares dos Reis.

Motivo

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual da capital alegou que o protesto de estudantes e professores não tem objetivo de privar o Estado de propriedade.

Agora vai!

O plenário da Câmara dos Vereadores de Goiânia aprovou ontem, em segunda votação, o projeto que define a criação do Dia da Família Cristã Goianiense.

Explica aí...

De autoria do vereador Antônio Unchôa (PSL), a data será comemorada no dia 30 de maio de cada ano. Segundo Uchôa, no mês de maio, muitas igrejas evangélicas protestantes comemoram o Mês da Família.

Foi mal

Com processo para cassação no Conselho de Ética aberto, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso desde 25 de novembro, mandou uma carta de desculpas assinada de próprio punho para os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Data vênia

Na carta, Delcídio pede desculpas aos magistrados pelo que classifica como “triste episódio” e diz que nunca teve a intenção de “afrontar a corte”.

A Secretaria Estadual de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente (Secima), em parceria com a UFG e o Ministério Público, realiza hoje uma audiência pública para discutir gestão de resíduos sólidos nas cidades da região Metropolitana de Goiânia.

Orientação

A Secretaria trabalha formulação de Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que servirá de guia para os municípios. Intenção é contar com a participação social nas audiências públicas.