Grande Hotel recebe concerto de Natal

Data: 21 de dezembro de 2015

Fonte/Veículo: Prefeitura de Goiânia

Link direto para a notícia: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=8944&fn=true

Escrito em 21/12/2015 13:11

Coro Sinfônico de Goiânia e duo de harpa e violoncelo apresentam repertório natalino

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza hoje e amanhã, 21 e 22, no Centro de Memória e Referência Grande Hotel, o concerto “Natal na Goiás”. Às 18h desta segunda-feira, a apresentação será do Coro Sinfônico de Goiânia, sob regência de Vinícius Guimarães. Na terça-feira, às 18h45, o som ficará por conta de um dueto de violoncelo e harpa com os músicos Nilson Magalhães e Aline Araújo.

Coro Sinfônico de Goiânia

Fundado em outubro de 1999, o Coro da Orquestra Sinfônica de Goiânia é resultado da fusão do antigo Coral Municipal com a Camerata Vocal de Goiânia. Sua fundação e manutenção é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da sua Secretaria de Cultura. Formado por profissionais da música, seu repertório contempla desde obras corais a cappella às grandes obras corais-sinfônicas, buscando sempre valorizar a literatura coral brasileira, ao lado do repertório internacional. Seu trabalho consiste em difundir e socializar a Arte da Música em nossa comunidade, apresentando-se em eventos públicos, realizando recitais solo ou em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Goiânia. Um trabalho disciplinado e compromissado com a mais séria realização artística coloca-se ao lado da excelência, elemento dos melhores coros do país.

Nilson Magalhães

Iniciou seus estudos de violoncelo em 1997, pelo projeto ‘Escola Viva’ em Fortaleza-CE, tendo como professor o violoncelista Joaldo Barreto de Jesus. Fez parte da Orquestra Experimental Infanto-Juvenil de Repertórios do Ceará, Orquestra Filarmônica do Ceará e Orquestra de Cordas UFC (SESI-CE), todas de 1998 a 2001. Mudou-se para Brasília em 2001, onde estudou na Universidade de Brasília (UNB) e na Escola de Musica de Brasília (EMB), atuando na Orquestra Filarmônica da Escola de Música de Brasília-DF e na Orquestra Filarmônica Regional de Ceilândia-DF, todas na qualidade de Chefe de Naipe. Também estudou na Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo por um ano colaborador de música na orquestra. De 1998 a 2000, em Grupos Cameristicos, teve participação expressiva no Quarteto de Cordas Brazuca-CE e no Ceará Cello Ensemble. Por esse último, realizou concertos em diversos estados do Nordeste brasileiro como Solista e Camerista. De 2002 a 2007, atuou no no Quarteto de Cordas de Goiânia-GO.

Como professor, ministrou aulas do “Projeto Escola Viva” em escolas do Governo Federal (CAIC-CE), na Casa da Harmonia do Menor Carente, em Brasília, e participou de projetos no Maple Bear Canadian School, Colégio Princípios e Colégio Cantinho Pra Sonhar. Como maestro, é fundador do coral e infantil “Vinde a Mim” e do projeto “Tudo Novo se Fez”, da igreja Assembleia de Deus na Vila Lucy, campo Campinas. Como violoncelista, atua na Orquestra Sinfônica de Goiânia-GO, na qualidade de Chefe de Naipe dos Violoncelos, participa como músico convidado em apresentações da Orquestra Filarmônica de Uberlândia-MG e músico popular em diversas gravações de CDs e DVDs e shows pelo Brasil.

Aline Araújo

Aline Araújo é umas das 40 mulheres no Brasil que tocam Harpa Paraguaia, um instrumento de grande porte e caro, o qual poucos têm a possibilidade de estudar. A harpista tem como inspiração musical sua mãe, a cantora Sara Araújo.

Concertos 'Natal na Goiás'

Local: Grande Hotel (Avenida Goiás, esquina com a Rua 3 - Setor Central)

Coro Sinfônico de Goiânia

Data: 21 de dezembro de 2015, segunda-feira