Erudito e Popular

Data: 20 de dezembro de 2015

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/erudito-e-popular-1.1008517

Orquestra Filarmônica faz concerto com Mônica Salmaso e Sávio Sperandio em encerramento de temporada

O erudito e a MPB se unem para a última apresentação da temporada 2015 da Orquestra Filarmônica de Goiás, às 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O cantor lírico Sávio Sperandio é o destaque da primeira parte do concerto com a interpretação de Il Maestro di Cappella, do compositor napolitano Domenico Cimarosa. Na segunda parte do evento sobem ao palco a cantora Mônica Salmaso e o pianista Nelson Ayres, com um repertório de clássicos de música popular brasileira. A entrada é gratuita.

Um dos principais nomes da nova geração de cantoras da MPB, a paulista Mônica Salmaso, 44 anos, destaca-se por um repertório que vai além da mera coletânea de músicas consagradas do gênero. Ela tem conquistado fãs também pela dedicação e pesquisa, sempre atenta às raízes da cultura brasileira.

Admirada pela técnica e afinação invejáveis, a artista, que começou sua carreira na peça O Concílio do Amor, sob direção de Gabriel Villela no final dos anos 80, lançou ao longo da carreira vários álbuns premiados, caso do CD Corpo de Baile. Lançado em 2014, o trabalho em parceria com os compositores Guinga e Paulo César Pinheiro foi premiado no 26º Prêmio da Música Brasileira deste ano.

Apontado como um grande inovador na musica instrumental brasileira contemporânea, o músico Nelson Ayres se apresenta no piano com Mônica Salmaso. O pianista, que também é arranjador e compositor, já tocou e gravou com artistas de renome nacional e internacional do jazz, blues, bossa nova e MPB, como Benny Carter, Dizzy Gillespie, Vinícius de Moraes e Chico Buarque, entre outros.

Timbre

O goiano Sávio Sperandio, baixo-barítono, tem se apresentado por todo o Brasil e também no exterior, tornando-se um nome bastante requisitado no cenário da música lírica graças ao timbre cativante e técnica impecável. Para o repertório de hoje, ele apostou no humor da ópera italiana Il Maestro di Capella, do compositor napolitano Domenico Cimarosa.

A história narra as loucuras de um maestro pomposo. Durante um ensaio, o personagem briga com seus músicos e tenta conduzi-los a seu modo, nem que para isso tenha de imitar o som de cada instrumento.

A regência do concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás é do maestro Marshal Gaioso, formado pela Universidade Federal de Goiás e Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky (EUA)

.