Prefeitura prorroga inscrições para concurso de auditor fiscal

Data: 06 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: Prefeitura de Goiânia

Link direto para a notícia: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=9001&fn=true

Atualizado em 06/01/2016 14:52

Novo prazo vai até a próxima segunda-feira, dia 11. Pagamento da taxa de inscrição pode ser efetivado até terça-feira, 12. Certame oferece 90 vagas, incluindo cadastro de reserva, com salários de R$ 10,5 mil.

Novo calendário do concurso para auditor fiscal garante prazo até a próxima segunda-feira, 11, para os interessados em disputar as 90 vagas disponíveis no quadro funcional da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O certame, organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), oferece 30 vagas e 60 oportunidades em cadastro de reserva com salário de R$ 10.558,84 para cumprimento de carga horária que pode chegar a 40 horas semanais, inclusive com escalas aos sábados, domingos e feriados, em horários diurnos e noturnos, conforme demanda da administração pública municipal. A nova agenda divulgada pela prefeitura também amplia o prazo para pagamento da taxa de inscrição, que agora vai até terça-feira, dia 12. Para concorrer é preciso pagar taxa de R$ 190 após cadastro on-line no site do Centro de Seleção da UFG .

Também é exigida formação acadêmica reconhecida pelo Ministério da Educação, com duração mínima de quatro anos, nas áreas de Administração, Administração Pública, Administração de Empresas, Analista de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, conforme disposto na Lei 8.904/10, que regula o plano de carreira dos servidores de fiscalização urbana e tributária em Goiânia. Apesar do novo calendário, a prefeitura manteve a data marcada para as provas da primeira fase, que serão realizadas em dois turnos no dia 31 de janeiro.

No matutino, haverá prova objetiva composta por 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática, geografia, história, conhecimentos gerais de Goiânia e Goiás, economia, finanças públicas e administração pública. Já no vespertino, serão 70 questões de múltipla escolha sobre auditoria e contabilidade gerais e das instituições financeiras, direitos administrativo, civil, constitucional, empresarial, penal e tributário; além de legislação tributária municipal. As notas totais mínimas para aprovação são, respectivamente, 20 e 42 pontos em cada etapa. Também é necessário não obter nota zero em nenhuma das disciplinas. Serão classificados para a segunda fase do concurso os candidatos que obtiverem, no mínimo, 62 pontos no somatório dessas provas e que estiverem até a 84ª posição da listagem da ampla concorrência e até o sexto lugar da listagem de pessoas com deficiência.

A segunda fase, também de caráter eliminatório, é o Programa de Formação Inicial, que será realizado de 05 de abril a 07 de maio apenas com os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas - até a 28º da ampla concorrência e até a segunda da listagem de pessoas com deficiência. Durante esse período, os candidatos convocados receberão, a título de ajuda financeira, uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 3.028. O resultado final do concurso está previsto para o dia 31 de maio. Os aprovados vão compor o quadro da Secretaria Municipal de Finanças com a função de planejar, inspecionar, controlar e executar trabalhos de fiscalização e arrecadação tributária; verificar o cumprimento da legislação tributária; orientar, fiscalizar e autuar os contribuintes, visando defender o interesse da fazenda pública municipal.

Além da remuneração pelas atividades desempenhadas há, ainda, possibilidade de adicional de Titulação e Aperfeiçoamento, em razão de aprimoramento e de qualificação; e de indenização de Transporte de até R$ 1.066,50, paga pelo uso de meios próprios de locomoção no desenvolvimento de atividades externas. O certame, de acordo com o prefeito Paulo Garcia, é parte de um pacote de investimentos para modernização da administração tributária goianiense. O último concurso para o cargo de auditor fiscal foi realizado em Goiânia em julho de 1997. “Queremos recuperar parcialmente a perda de quantitativo de auditores que ocorre na prefeitura desde a década de 80”, justifica Paulo Garcia.

Como efeito desses 18 anos, segundo o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia, há um comprometimento na arrecadação tributária potencial e no correto funcionamento do sistema tributário da cidade. A meta é, com o concurso, aumentar em 67% o quantitativo de auditores de tributos em Goiânia. “Inclusive, havendo necessidade, poderá haver convocação de candidatos classificados na primeira etapa, em cadastro de reserva, para realizarem o Programa de Formação Inicial, em quantidade suficiente para suprimento de vagas que vierem a surgir decorrentes de nova demanda, aposentadorias, exonerações ou desistências”, explica Jeovalter Correia.

Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Finanças - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)