Iniciativa ajuda na revitalização

Data: 08 de janeiro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

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O arquiteto e urbanista Bráulio Vinícius Ferreira, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), acredita que a regulamentação dos equipamentos publicitários no Centro de Goiânia influencia na revitalização do lugar. “É preciso que se tenha mais projetos, como melhoria do transporte, reforma e adequação dos passeios públicos e de segurança, mas é uma boa iniciativa”, afirma.

Para ele, que também é professor do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Goiás (UFG), a revitalização do Centro é positiva para a memória da cidade, que possui edificações do período histórico e até edifícios modernistas. “Com a lei, você limpa a paisagem e existe uma relação até mesmo com os acidentes de trânsito e sinalização.” A diminuição da poluição sonora serviria para a melhora da ambiência urbana, mas é preciso manter fiscalização ativa e aplicação de penalidades mais pesadas.

As multas previstas no projeto variam de R$ 500 a R$ 2 mil, o que para ele é pouco, por ser calculada pelo metro quadrado em desconformidade. “Dependendo de como for a fiscalização, pode valer a pena para o comerciante burlar a lei”, considera. Para ele, por outro lado, o fato de o cumprimento da legislação ser em 90 dias é um ponto positivo, por ser uma cobrança quase imediata. Ele informa que o metro quadrado de uma lona, equipamento usado para publicidade, é entre R$ 30 e R$ 35. “Não é cobrar demais das empresas, é muito mais do que suficiente, já que não será um investimento tão grande”, diz.