Hora de analisar as possibilidades

Data: 10 de janeiro de 2016

Fonte/veículo: O popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/hora-de-analisar-as-possibilidades-1.1019647

A quantidade de vagas nos cursos das universidades federais foi revelada pelo Ministério da Educação

10/01/2016 06:00

As inscrições nas universidades federais públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam apenas amanhã, mas tem muita gente já de olho nas vagas. Isso porque os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aproveitar este final de semana para conferir onde eles podem ter acesso à formação que tanto anseiam.

As vagas podem ser visualizadas pelo site do Sisu. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) também disponibilizou um aplicativo gratuito para facilitar a procura pelo celular ou tablet. A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso. Após fazer a opção dos cursos no site do Sisu na internet, uma comunicação direcionada começa a ser estabelecida, de acordo com os interesses do estudante. Mensagens, alertas e notificações serão encaminhadas ao aplicativo. Ao todo, neste ano, serão ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, serão oferecidas 6.345 vagas em 140 cursos de graduação nas cidades de Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiânia, Goiás e Jataí.

A estudante Deborah Agapito de Oliveira, de 17 anos, diz que prefere o aplicativo ao site. “Baixei e já estou conferindo tudo. Achei mais fácil de acessar, manusear. Dá para acompanhar a matrícula e as vagas nas instituições”, relata.

Ela, no entanto, faz uma crítica. “Observo apenas um problema. As inscrições poderiam ser feitas pelo aplicativo também”, propõe.

Deborah pretende cursar Jornalismo na UFG e já conferiu o número de vagas disponibilizadas para este ano. “Para o curso que eu quero tem 50 vagas, 25 para ampla concorrência e 25 para cotas”, conta. Ela colocará como segunda opção, alternativa proposta pelo MEC, Publicidade e Propaganda.

Expectativa

A estudante está confiante no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se diz ansiosa para poder começar a estudar o quanto antes na instituição e no curso de sua escolha. “Acredito que fui bem. Eu imagino que se ficar próximo do ponto de corte do ano passado, terei boas chances de entrar”, afirma.