UFG oferece mais de 6 mil vagas em 140 cursos para inscritos no Sisu

Data: 11 de Janeiro de 2016

Fonte/veículo: G1 Goiás

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/01/ufg-oferece-mais-de-6-mil-vagas-em-140-cursos-para-inscritos-no-sisu.html

Seleção começa nesta segunda-feira (11) e vai até quinta-feira (14).

Programa da universidade abre processo seletivo diferenciado para surdos.

Do G1 GO

A Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece mais de 6 mil vagas nos 140 cursos da insituição para inscritos no  Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se candidatar, os interessados devem se inscrever através do site Sisu a partir desta segunda-feira (11). O cadastro vai até o dia 14 de janeiro. O resultado deve ser divulgado no próximo dia 18.

Os pré-requisitos para se candidatar a uma das vagas são: ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação. A UFG vai ocupar as 6.345 vagas disponíveis nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, cidade de Goiás e Jataí.

A lista completa de cursos está disponível na página da UFG no Sisu. Já no site da UFG é possível conferir o peso de cada disciplina da prova do Enem na seleção, que varia de acordo com a graduação escolhida.

No ato da inscrição o candidato pode escolher até duas opções de curso, informando a instituição, com a cidade, o curso e o turno de preferência. Ao longo do processo seletivo o sistema indica as notas de corte de cada curso, possibilitando ao candidato alterar a opção de graduação de acordo com a nota.

Quem não for selecionado pode se inscrever na lista de espera, entre os dias 18 e 29 de janeiro. As matrículas para os aprovados começam no dia 22 e vão até o dia 26 de janeiro.

Este é o segundo ano em que a UFG utiliza o Sisu como única forma de acesso às vagas da instituição. No ano passado, a instituição foi a 6ª universidade do país em número de inscritos no sistema, com 175 mil candidatos. Além da UFG, outras 130 universidades públicas participam do Sisu, totalizando 228 mil vagas.

Sisu abriu vagas para inscrição nesta segunda (Foto: Reprodução/Sisu)

Sisu abriu vagas para inscrição nesta segunda-feira (11) (Foto: Reprodução/Sisu)

Habilidades Específicas

Quem deseja concorrer a vagas nos cursos de arquitetura e urbanismo, licenciatura em teatro, bacharelado e licenciatura em música e musicoterapia deve se submeter a uma  verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). O candidato deve acessar a página do centro de seleção da universidade até o dia 29 de janeiro.

As provas de verificação devem ser realizadas nos dia 7 e 8 de março, conforme consta no cronograma da seleção, presente no edital. O resultado será divulgado no dia 18 de março.

Reserva de vagas

A UFG reserva vagas para estudantes de escolas públicas, negros, pardos e indígenas. Além disso, o Programa UFG Inclui oferece 15 vagas para estudantes surdos que desejam cursar Letras/Libras na instituição.

Dentro do programa, a universidade cria duas vagas extras para cada um dos 140 cursos, uma delas para ser concorrida entre candidatos que se declaram negros ou pardos e outra para indígenas.

Para fazer a inscrição dentro do programa de reserva de vagas, o candidato deve acessar até o dia 29 de janeiro o site do Centro de Seleção da UFG. Na página também estão disponíveis todos os editais dos processos seletivos. Os candidatos surdos que se candidatarem ao curso de Letras/Libras por meio do programa deverão realizar provas no dia 6 de março, com resultado divulgado em 11 de março.

Já os candidatos que participam da reserva de vagas raciais devem enviar uma declaração de pertencimento indígena e quilombola da comunidade à qual faz parte até o dia 1º de fevereiro.

Estudantes chegam para fazer provas do vestibular da UFG, em Goiânia, Goiás (Foto: Gabriela Lima/G1)

Estudantes concorrem a mais de 6 mil vagas da Universidade Federal de Goiás (Foto: Gabriela Lima/G1)