Inscrições para concurso de auditor segue até esta terça-feira

Data: 12 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: Portal Goiânia

Link direto para a notícia: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=9024&fn=true

Problemas técnicos no site da Universidade Federal de Goiás levaram à ampliação do prazo para inscrições no certame para auditor fiscal, que terminaria nesta segunda-feira.

Problemas técnicos no site da Universidade Federal de Goiás (UFG) levaram à prorrogação do período para inscrição no concurso para auditor fiscal de Goiânia. O prazo, que terminaria na última segunda-feira, 11, segue atéàs 23h59 desta terça-feira, 12, exclusivamente pelo site do Centro de Seleção da UFG, organizadora do certame. Com a mudança no calendário, o último dia para pagamento de inscrição é quarta-feira, 13. Essa data também élimite para entrega ou postagem dos laudos médicos de candidatos que desejam concorrer como deficientes e/ou solicitaram tempo adicional para realização das provas; assim como para apresentação do requerimento de condições especiais para realização das provas, acompanhado da documentação exigida no edital.

Ao todo, a Prefeitura de Goiânia oferece 90 oportunidades - sendo 60 para cadastro de reserva - para o quadro funcional da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O salário de R$ 10.558,84 exige cumprimento de carga horária que pode chegar a 40 horas semanais, inclusive com escalas aos sábados, domingos e feriados, em horários diurnos e noturnos, conforme demanda da administração pública municipal. Para concorrer épreciso pagar taxa de R$ 190 após cadastro on-line no site da UFG e ter formação acadêmica reconhecida pelo Ministério da Educação, com duração mínima de quatro anos, nas áreas de Administração, Administração Pública, Administração de Empresas, Analista de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, conforme disposto na Lei 8.904/10, que regula o plano de carreira dos servidores de fiscalização urbana e tributária em Goiânia.

Apesar do novo calendário, a prefeitura manteve a data marcada para as provas da primeira fase, que serão múltipla escolha realizadas em dois turnos no dia 31 de janeiro.A segunda fase, também de caráter eliminatório, éo Programa de Formação Inicial, que serárealizado de 05 de abril a 07 de maio apenas com os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas - atéa 28ºda ampla concorrência e atéa segunda da listagem de pessoas com deficiência. Durante esse período, os candidatos convocados receberão, a título de ajuda financeira, uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 3.028. O resultado final do concurso estáprevisto para o dia 31 de maio.

Os aprovados vão planejar, inspecionar, controlar e executar trabalhos de fiscalização e arrecadação tributária; verificar o cumprimento da legislação tributária; orientar, fiscalizar e autuar os contribuintes, visando defender o interesse da fazenda pública municipal. Além da remuneração pelas atividades desempenhadas há, ainda, possibilidade de adicional de Titulação e Aperfeiçoamento, em razão de aprimoramento e de qualificação; e de indenização de Transporte de atéR$ 1.066,50, paga pelo uso de meios próprios de locomoção no desenvolvimento de atividades externas.

O certame, de acordo com o prefeito Paulo Garcia, éparte de um pacote de investimentos para modernização da administração tributária goianiense. O último concurso para o cargo de auditor fiscal foi realizado em Goiânia em julho de 1997. “Queremos recuperar parcialmente a perda de quantitativo de auditores que ocorre na prefeitura desde a década de 80”, justifica Paulo Garcia.Como efeito desses 18 anos, segundo o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia, háum comprometimento na arrecadação tributária potencial e no correto funcionamento do sistema tributário da cidade. A meta é, com o concurso, aumentar em 67% o quantitativo de auditores de tributos em Goiânia. “Inclusive, havendo necessidade, poderáhaver convocação de candidatos classificados na primeira etapa, em cadastro de reserva, para realizarem o Programa de Formação Inicial, em quantidade suficiente para suprimento de vagas que vierem a surgir decorrentes de nova demanda, aposentadorias, exonerações ou desistências”, explica Jeovalter Correia.

Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Finanças - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)