Cursos da UFG são únicos recomendados pela OAB

Data: 14 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/cursos-da-ufg-s%C3%A3o-%C3%BAnicos-recomendados-pela-oab-1.1021614

 

Faculdade de Direito da UFG em Goiânia, contemplado junto com o curso da cidade de Goiás

Dos mais de 30 cursos de Direito oferecidos no Estado, apenas dois estão no OAB Recomenda, selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e ambos são da Universidade Federal de Goiás (UFG), dos câmpus de Goiânia e da cidade de Goiás. Especialistas apontam quantidade de professores doutores e estágios como fatores fundamentais à inclusão da instituição goiana entre as 139 brasileiras certificadas pela entidade.

A lista do OAB Recomenda foi divulgada na manhã de ontem, durante cerimônia em Brasília. Para certificar as faculdades, a Ordem faz um cálculo que leva em consideração o índice de aprovação dos alunos nos exames da Ordem, que permite o exercício da profissão de advogado, e o conceito obtido pelas faculdades no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O diretor da Faculdade de Direito da UFG em Goiânia, Pedro Sérgio dos Santos, participou da cerimônia de entrega dos selos. Para ele, o certificado se deve basicamente à junção de bons alunos com um corpo docente qualificado. A unidade tem em torno de 50 professores, sendo 35 doutores, cerca de 12 mestres e o restante de especialistas. "Nas particulares ocorre o contrário. A maioria dos professores tem especialização ou mestrado, e uma minoria é de doutores", destaca.

Santos ressalta que, apesar da falta de recursos, o estudante que chega à faculdade passa por uma grande disputa que seleciona os candidatos qualificados. "Também estimulamos a pesquisa e as publicações. Tudo isso faz com que o curso chegue a esse patamar."

Mas a boa avaliação não é sinônimo de tranquilidade, para o diretor. “É um nota dada a cada três anos, não é permanente. Temos que continuar nos esforçando para continuar entre as melhores instituições do Brasil nas próximas edições”, avisa.

Para o presidente da Comissão de Exame de Ordem em Goiás, Carlos André Nunes, a participação das faculdades goianas é baixa e mostra que há muito a ser melhorado. "O selo de qualidade da ordem não é um demérito para as outras instituições, mas é sem dúvida um reconhecimento de ensino de excelência, segundo os critérios estabelecidos", diz.

Entre os aspectos importantes para um ensino de excelência, Nunes destaca o estágio de prática jurídica. "Para ter um profissional qualificado, é preciso unir a teoria com a prática. Isso a UFG tem feito com muita eficiência, enquanto algumas faculdades têm o escritório muito debilitado", avalia.

Histórico

A primeira edição do OAB Recomenda foi divulgada em janeiro de 2001, quando um total de 52 cursos de Direito integrou a publicação. O segundo OAB Recomenda foi lançado em janeiro de 2003, com 60 cursos de Direito no rol de merecedores do selo de qualidade. Na terceira edição, no ano de 2007, 87 cursos foram credenciados a receber o selo.

Em 2011, com a quarta edição, chegou-se a 89 cursos. Mesmo saltando este ano para 139, o número é considerado baixo por especialistas, considerando que o País possui mais de 1.300 cursos de ensino jurídico.

O curso de Direito da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia é o único que se mantém no OAB Recomenda desde 2003. Não há, no site da Ordem, a primeira lista, divulgada em 2001.

A Faculdade de Direito da UFG na cidade de Goiás foi certificada pela primeira vez em 2011, aparecendo novamente este ano. Apesar de tradicional, a Universidade Católica de Goiás (UCG, hoje PUC Goiás) esteve entre as recomendadas apenas no ano de 2007.