Oscilação no ponto de corte preocupa alunos

Data: 14 de janeiro de 2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/oscila%C3%A7%C3%A3o-no-ponto-de-corte-preocupa-alunos-1.1021615

Logo no segundo dia de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação começou a divulgar os pontos de cortes para cada curso nas instituições públicas de educação superior em todo o País que aceitam o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como requisito para o acesso. As inscrições pelo site do Sisu começaram na segunda-feira e vão até hoje. Para Goiás, nesse ano, serão ofertadas 7.038 vagas no total. Já no Brasil são 228 mil vagas em 131 instituições públicas.

A nota mínima, no entanto, oscila de um dia para o outro, de acordo com as inscrições, e cada décimo pode decidir o acesso dos estudantes, principalmente nos cursos mais concorridos (confira abaixo). É justamente essa indefinição que tem tirado o sono dos concorrentes.

O estudante Matheus José Silva Rios, de 18 anos, tem vivido essa aflição. O jovem pretende cursar Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e no primeiro dia após a divulgação, na última terça-feira, ele estava “tranquilo” com uma média acima do ponto de corte para o período matutino, o terceiro mais concorrido da UFG no curso que deseja.

Ontem, porém, a nota mínima se elevou para 740,88 e o estudante teme que hoje, no último dia, a sua média no Enem não seja suficiente para garantir o seu espaço dentro da instituição. “No primeiro dia eu estava bem colocado. No segundo já fiquei no meio e no terceiro não dá para saber. Oscila muito. Se estiver muito perto, posso ficar de fora.” A média de Matheus no exame foi 747. Ele tentou uma vaga também em Santa Catarina, mas, pelas poucas vagas ofertadas, desistiu. “São apenas 13 vagas. Na UFG a chance é maior”, conta. A outra opção que Matheus tem é uma universidade particular. “Essa é a minha outra oportunidade, porque já passei em uma. Mas é caro; na federal seria mais viável”, diz.

Expectativa

Para a candidata Thalita de Souza Menezes, de 18 anos, as inscrições poderiam ter sido finalizadas ontem. “Eu ficaria agradecida”, brinca. Ela almeja o curso de Psicologia na UFG, outro que também está entre os mais concorridos. Até ontem ela tinha uma vantagem de nove pontos. “Disponibilizaram poucas vagas para Psicologia esse ano, o ponto de corte subiu muito em relação ao passado. Mas, de 17 vagas, estou em décimo lugar, até o momento”.

As inscrições no Sisu se encerram amanhã e o resultado da primeira chamada sai dia 18 de janeiro.