Movimento promove atividades

22 de janeiro de 2016

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/movimento-promove-atividades-1.1026285

Mesmo sem aulas e com anúncio da Secretaria de Estado de Educação (Seduce) de que o ano letivo só começará quando as escolas forem desocupadas, algumas escolas ocupadas estão fazendo matrículas extraoficiais e oficinas, com ajuda de servidores da rede estadual e integrantes do movimento. A Seduce afirma que essas matrículas não são válidas, e que as vagas de todos os alunos estão garantidas.

Na cidade de Goiás, o colégio Aplicação Manuel Caiado abriu na última quarta-feira para que os servidores começassem a fazer as confirmações das matrículas. O estudante de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rafael Godinho explicou que os jovens conversaram com a subsecretaria de Educação da cidade e fizeram um acordo para realizar as confirmações das matrículas até a próxima quarta-feira, 28, das 13 às 17 horas.

Segundo o universitário, que faz parte do Grupo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Gajupi) da UFG, os alunos realizam oficinas todos os dias, com o apoio de professores e alunos da UFG. “Tem oficina de teatro, geopolítica, direitos humanos. A gente quer aula, não queremos ficar nos colégios eternamente. Estamos abertos para quando o governo quiser dialogar”, disse.

Em Anápolis, as confirmações de matrículas estão sendo feitas desde o início do processo, no dia 11 de janeiro. De acordo com o estudante de Ciências Sociais do Instituto Federal de Goiás (IFG), Salomão Pereira, no início do movimento de ocupação um acordo foi feito entre os alunos, secretários e professores no sentido de a escola continuar funcionando.

Nesta semana, a secretária Raquel Teixeira explicou que os alunos que desejam ficar nas escolas ocupadas não precisam fazer processo algum – basta aguardar a elaboração de novo calendário escolar. Para os que desejam transferência, foi dado um prazo até hoje para que se dirijam à unidade de preferência e peçam a mudança.

As matrículas nas escolas estaduais foram feitas inicialmente via internet – o prazo foi até o fim de 2015. Em seguida, o aluno deveria comparecer à escola com documentos pessoais para confirmação da vaga.

Vinte e seis escolas da rede estadual estão ocupadas em protesto contra projeto do governo de ceder a gestão - inicialmente de 23 escolas, todas da regional de Anápolis - a Organizações Sociais (OSs).