Aluno de escola pública é aprovado em 6º lugar na UFG

23 de janeiro de 2016

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/aluno-de-escola-p%C3%BAblica-%C3%A9-aprovado-em-6%C2%BA-lugar-na-ufg-1.1026940

Determinação e foco são motivos de sucesso de alunos

Foco e determinação são algumas das qualidades que levaram estudantes goianos a se destacarem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizando o sonho de ingressar na universidade por meio da Seleção Unificada (Sisu). Algumas histórias são exemplos comoventes de perseverança, como a de Moisés Alves de Almeida Filho, aluno de escola pública que conquistou o sexto lugar na disputa para o curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O jovem nunca frequentou uma escola particular nem cursinhos. Vem de uma família carente, mas não mediu esforços para atingir sua meta. Aluno do Colégio Estadual Jardim Europa desde o 6º ano do ensino fundamental, Moisés é reservado. Não chegou a falar com a reportagem, mas colegas e professores ressaltaram sua determinação nos estudos e vontade para superar as dificuldades.

Outra que realizou um sonho de infância é Bruna Carvalho, de 19 anos. Ela que sempre quis ser médica, e dedicou todo o ensino médio em uma escola privada para conquistar bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje colhe os frutos da dedicação após ser selecionada em primeiro lugar para o curso de Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG).

“A preparação foi pesada. Eram muitas horas de estudo, simulados aos finais de semana e muitas listas de exercícios pra serem resolvidas”, conta. Bruna lembra também dos sacrifícios ao ter que abrir mão de algumas coisas que gostava. “Tive que abrir mão de sair algumas vezes e de estar perto das pessoas que amo para me dedicar aos estudos”, contou. Mas, segundo ela, não dava para se privar de tudo. “Não me privei de tudo, porque não acho que seja saudável fazer isso”.

E quando se lembra dos desafios, Bruna conta que a escolha do curso já foi um grande desafio a ser enfrentado, e hoje, ao olhar para trás, a estudante fala de um apoio que foi fundamental. “É um curso concorrido e isso requer muita dedicação e esforço, mas minha família sempre me apoiou demais e me deu muita estrutura”, disse.

Entre os destaques do Sisu encontramos também Maria Leticia de Siqueira Virgílio, de 17 anos. Mesmo com a pouca idade, ela já serviu de inspiração para os primos mais novos que se preparam para o Enem, após ser a primeira da família a ingressar no ensino superior em uma universidade federal.

Maria conquistou uma vaga para Agronomia na UFG e ficou em 18º lugar. Hoje, um pouco mais aliviada, relembra das dificuldades que precisou vencer. “Eu estudava por volta de seis horas por dia, sem contar as aulas de manhã e à tarde. E, para uma vida de adolescente, falar não para uma festa foi muito difícil”, contou.

A estudante lembra-se de algumas regras na rotina. “Estudava no máximo até meia-noite para não ficar com a mente cansada”, disse. E ela deixa um conselho para os futuros estudantes que vão disputar uma vaga. “Aproveite cada minuto pra estudar e ler qualquer tipo de texto, mas saiba ter seu tempo livre pelo menos uma vez na semana”, ressaltou.

Victor Bianchi Moreira Gomes, de 17 anos, também foi um desses que dedicou intensamente aos estudos, e quando perguntado se valeu apena... “Tem de deixar de fazer muitas coisas, mas tem a recompensa. Vale a pena no final.”, disse.

Arquivo Pessoal
Bruna Carvalho: primeiro lugar no curso de Medicina da UFG, o mais concorrido do Estado