Projetos goianos são selecionados para cooperação com Reino Unido

Data: 26/01/2016
Veículo: Goiás Agora
Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/projetos-goianos-sao-selecionados-para-cooperacao-com-reino-unido/

 

Duas propostas envolvendo pesquisadores de instituições sediadas em Goiás, vinculadas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), foram contempladas na seleção de projetos a serem desenvolvidos em parceria com instituições britânicas de pesquisa (Research Councils UK), no âmbito do Fundo Newton. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira, dia 25, e contemplam as chamadas realizadas por meio das parcerias do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Pesquisa (Confap) com o Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) e Natural Environment Research Council (NERC) – para o uso de nitrogênio na agricultura; e com o Medical Research Council (MRC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – para doenças infecciosas negligenciadas.


Os projetos selecionados em todo o Brasil, incluindo as propostas apresentadas por meio da Fapeg, foram recomendados pelo comitê de especialistas do Painel Internacional e serão financiados a partir de 2016 por até três anos, com recursos do Fundo Newton e da FAP envolvida em cada estado contemplado. As pesquisas serão realizadas conjuntamente por pesquisadores brasileiros e britânicos e serão desenvolvidas interdisciplinarmente entre Brasil e Reino Unido, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico, social e o bem-estar do Brasil.
Contemplados


Para a Chamada Pública MRC/CNPQ/Confap - Neglected Infectious Diseases Partnership, voltada à pesquisa em doenças infecciosas – como dengue, zika, chikungunya, leishmaniose, doença de Chagas, hanseníase, entre outras – foram selecionadas 13 propostas, de oito estados, com investimento total de 4,4 milhões de libras. Em Goiás, o projeto selecionado é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a University of Nottingham e trata de um tipo de micose sistêmica presente em toda a América Latina, no projeto “Metabolic adaptation and nutrient acquisition of Paracoccidioides spp. during host interactions: Search for targets and new therapeutic approaches“.
Na Chamada Pública BBSRC/Confap – Virtual Joint Centres in Agricultural Nitrogen, relacionada a Centros Virtuais em Nitrogênio Agrícola, os projetos buscam explorar maneiras de melhorar os atuais níveis de produção agrícola com menos insumos energéticos e redução de impactos ambientais.

Dentre os dois projetos contemplados na seleção do edital, o projeto “Nucleus: a virtual joint centre to deliver enhanced Nitrogen use efficiency via an integrated soil-plant systems approach for the UK & Brazil“, coordenado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pela University of Nottingham, tem a participação de pesquisadores de instituições de Goiás e do Maranhão, incluindo a Embrapa Arroz e Feijão, o Instituto Federal Goiano e a Universidade Federal de Goiás. No total, são destinadas à chamada, que também inclui parceria do Reino Unido com China e Índia, 10 milhões de libras para os projetos selecionados.


Mais informações: (62) 3201-8081