Escolas fazem mobilização contra a dengue

Data: 19 de fevereiro de 2016.

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/escolas-fazem-mobilizacao-contra-a-dengue/

Data de publicação: 19 de fevereiro de 2016 - 8:27

mobilizacao dengue

Esta sexta-feira, dia 19, foi escolhida para dar início à campanha de Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes aegypti. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, está em Goiânia para promover a abertura oficial, às 8h30, na Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, no Residencial Barravento. Na ocasião será lançado o Comitê da Educação Goiana contra o Aedes. Às 10 horas, a comitiva de autoridades segue para o Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, no Setor Mansões Paraíso.

Além de buscar a mudança de atitude com a promoção de ações educativas, a iniciativa tem o objetivo de intensificar o controle e a prevenção de criadouros do mosquito com vistorias e recolhimento de materiais que possam acumular água parada nas dependências e proximidades das unidades das redes municipal, estadual e federal de Educação.

A mobilização envolve a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A proposta tem ainda a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que disponibilizou material educativo audiovisual e gráfico, em produção, além de luvas para o trabalho dos estudantes. Já a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) vai realizar a coleta e destinação dos recicláveis distribuídos pela cidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuirá kits informativos.

Em carta aos estudantes, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o envolvimento de todos. “Faça da sua escola, e da sua casa, um território livre do mosquito. Desenvolva, junto com seus familiares, amigos e colegas, ações de combate ao mosquito. Com a união de todos, vamos conseguir vencer esse grande desafio”, conclamou.

Resultados da prevenção

De acordo com informações da SES, do dia 3 de janeiro a 6 de fevereiro deste ano, foram notificados, em todo o Estado, 19.762 casos de dengue, dos quais 2.421 foram confirmados. As cidades com o maior número de casos são Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Goianira. O esforço de eliminar criadouros do mosquito traz resultados positivos apontam dados divulgados pela SES.

Na quinta semana de 2015, foram notificados, em todo o Estado, 5.371 casos de dengue; na quinta semana de 2016, foram 2.846 casos. A redução – entre uma semana e outra, no mesmo período – é de 47,01%. O índice de infestação também diminuiu. De janeiro para fevereiro deste ano, caiu de quatro para três, ou seja, em janeiro, de cada 100 imóveis, quatro tinham focos do mosquito da dengue. Agora, em fevereiro, esse número já caiu para três.

Zika e microcefalia

De acordo com informações da SES, em 2015 foram confirmados 13 casos de zika em Goiás. Este ano, até o dia 12 de fevereiro, foram confirmados oito casos. Até o momento, nenhum caso de microcefalia com possível relação com zika vírus foi confirmado em Goiás. O levantamento abrange 2015 e 2016, até o dia 12 de fevereiro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma previsão inicial de 4,0 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão delas no Brasil, que poderão ser afetadas pelos riscos dessa epidemia.

Mais informações: (62) 3201-3811