Encontro discute acessibilidade com foco no segmento artístico

Data: 22 de fevereiro de 2016

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/encontro-discute-acessibilidade-com-foco-no-segmento-artistico/

Data de publicação: 22 de fevereiro de 2016 - 18:53

Inserido na programação dos espetáculos de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica do Itego em Artes Basileu França, o Procena – Acessibilidade e Outras Perspectivas  será aberto nesta terça-feira, dia 23, e vai até a próxima sexta-feira, dia 26. A abertura será às 9h30, no Centro Cultural da UFG (Av. Universitária, 1533, St. Universitário), em Goiânia. O encontro é para a reflexão e debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência no cenário artístico.

procena

Durante o dia acontecerão, no mesmo local, mesas de discussão sobre temas como: políticas públicas, produção e formação técnica do artista com deficiência. O objetivo das mesas de discussão é coletar dados e sugestões que serão aplicados às instituições de ensino de artes cênicas, visando a formação de profissionais com deficiência que atuem no mundo das artes.

Às 20 horas, no Teatro Basileu França, acontece o espetáculo Sem Conservantes, da Cia de Dança Giradança, do Rio Grande do Norte. A programação dos dias seguintes inclui outros debates, oficinas de formação, intervenções urbanas e outros espetáculos no Centro Cultural da UFG ou no Teatro Basileu França. A programação completa está na página: facebook.com/procenago.

Espetáculos

A Cia Giradança, que fará o espetáculo da primeira noite do evento, foi criada pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Moraes. Eles decidiram levar para os palcos exemplos de superação, rompendo preconceitos e criando possibilidades dentro da dança contemporânea. Maria Grampinho, peça que será apresentada no dia 24, quarta-feira, pelo grupo de Arte Inclusão do Itego, é baseada na história de Maria da Purificação, uma descendente de escravos que perambulava pelas ruas de Goiás. A Comédia Quecoçô, Oncotô, Oncovô fala sobre a diversidade e a formação histórica do Estado. O espetáculo será apresentado pelo grupo Destinatário (GO) na quinta-feira, dia 25. No encerramento do Procena será apresentado o show Na Batida do Silêncio, com a Banda Surdodum (DF), que é outro exemplo de inclusão através da música.

O encontro é uma iniciativa da Nós Duas Produções, em parceria com o Núcleo de Arte e Inclusão – NAI Basileu França e produção cênica de Amanda Veloso, Ana Lúcia Alves e Maressa Stéphafy, formandas do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica. O Itego em Artes Basileu França é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).