Culturama promove curso sobre o cinema de Quentin Tarantino

Data: 03/03/2016

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://aredacao.com.br/cultura/67767/culturama-promove-curso-sobre-o-cinema-de-quentin-tarantino

A description...

Culturama promove curso sobre o cinema de Quentin Tarantino

'PULP FICTION' É UM DOS FILMES QUE SERÃO COMENTADOS NO CURSO DO CULTURAMA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Yuri Lopes

Goiânia – Voltado para interessados em cinema em geral e estudantes universitários, o Espaço Culturama promove entre 21 e 24 e no dia 28 de março o curso “O Cinema de Quentin Tarantino: Imagem, Espetáculo e Cinefilia”. O investimento é de R$ 100 e a inscrição pode ser feita aqui.

O crítico de cinema Fabrício Cordeiro é quem vai ministrar as cinco aulas, que serão realizadas das 19h às 22h, no Culturama, na Avenida T-8, nº 324, Galeria Casa Blanca, Setor Bueno, esquina com Av. Mutirão.

O curso é indicado para aqueles que se interessam em se aprofundar um pouco mais na obra do diretor de Pulp Fiction e Kill Bill, além da análise de seus filmes, uma introdução à história da cinefilia – incluindo sua importância para a crítica francesa e para a Nouvelle Vague -, um estudo sobre as diferentes imagens no cinema moderno e contemporâneo, suas causas e efeitos, sua relação com o espetáculo e, claro, com o cinema do cineasta.

Recomenda-se que os interessados em fazer o curso já tenham visto os filmes de Tarantino mencionados no programa abaixo, para que os debates rendam mais. Os filmes não serão exibidos integralmente durante o curso.

Sobre o ministrante

Fabrício Cordeiro, 32, é crítico de cinema e editor da revista ] Janela [. Ex-colunista de cinema do jornal online A Redação, onde escreveu por pouco mais de dois anos, também já colaborou para os jornais O Popular e Diário da Manhã. Pesquisador mestre em Comunicação – Mídia, Cultura e Cinema pela Universidade Federal de Goiás, sua dissertação é dedicada ao cinema de Quentin Tarantino e sua relação com a cinefilia, a sociedade do espetáculo e o cinema moderno e contemporâneo.

Realizou a curadoria de diversas mostras no Cine UFG, como a “Mostra Martin Scorsese” e a “Mostra do Terror e do Fantástico”, onde também atuou como debatedor. Atualmente, é um dos curadores da Goiânia Mostra Curtas, responsável pela Mostra Municípios nos anos de 2013, 2014 e 2015.

Programa:

Aula 1: Introdução à cinefilia e à sociedade do espetáculo (lugar histórico, conceitos e definições)

Aula 2: O estilo tarantinesco em Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Jackie Brown

Aula 3: Análise de Kill Bill

Aula 4: Análise de À Prova de Morte

Aula 5: Análise de Bastardos Inglórios

Serviço:

Data: 21 a 24 e 28 de março

Duração: 15h

Investimento: R$ 100

Público-alvo: Pessoas interessadas em cinema, sobretudo estudantes universitários.