Ponto de Cultura Novo Ato apresenta obra de Ariano Suassuna

Data: 09/03/2016

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/116931/t/ponto-de-cultura-novo-ato-apresenta-obra-de-ariano-suassuna

Projeto, financiado e apoiado pelo Ministério da Cultura por meio da Secult, apresenta espetáculo ‘O Santo e a Porca’

O Ponto de Cultura Novo Ato apresenta o espetáculo amanhã e nas demais quintas-feiras deste mês o espetáculo O Santo e a Porca, livre adaptação do texto do dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna. A peça entra em cartaz a partir de amanhã, no Espaço Cultural Novo Ato. A mon­tagem é uma realização da Escola de Mú­sica e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio do Laboratório de Formas Animadas (Lafa) e conta com a direção cênica dos pesquisadores Guilherme Oliveira e Kleber Damaso.

Escrito em 1957, o texto – conforme declaração do autor –, inspirado na peça romana Aulularia (A Comédia da Panela), trata de maneira descontraída e auspiciosa dos desvios morais e de comportamento motivados pela avareza e privação afetiva de seus personagens. Sua atualidade crítica se apoia na discussão sobre os desafetos desencadeados pela supervalorização do aspecto econômico nas relações sociais.

Um texto libidinal e malicioso, que enche o público de coragem para rever o lugar e a importância das coisas, a desvirtuação dos valores e as distorções entre o ter e o ser.  Entre o amante e a besta, o acúmulo e a perda, do espiritual ao animalesco. Tudo costurado por um fio. O Santo e a Porca é uma trama de sentimentos comuns, com pessoas comuns, com seus medos e desavenças. Que não perdem a habilidade de rir e de criticar as incoerências humanas. De saber, reconhecer e festejar o Santo e a Porca que moram dentro da gente.

Ariano Suassuna, falecido em julho de 2014, foi o grande pensador responsável pela criação e implementação do Movimento Armorial – proposta de integração das expressões artísticas que, entre outros objetivos, procura romper a distância entre o popular e o erudito. De maneira inteligente e politicamente comprometido, Suassuna volta o olhar para a cultura popular ciente da importância de ressaltar as singularidades da arte brasileira, por isso o desejo de pesquisar e estudar sua obra.

A peça segue em cartaz até dia 31 de março, sempre às quintas feiras. Kleber Damaso destaca o apreço pela parceria entre o Espaço Cultural Novo Ato e as produções da Emac da UFG.  “O surgimento e a consolidação de espaços não institucionalizados, geridos diretamente por artistas, é imprescindível para a dinamização e a renovação da atividade cultural no campo geral das artes”. Para o diretor, é essa organicidade e disponibilidade de gestão que possibilitam formatos mais consistentes como a realização de temporadas, ca­paz de alimentar mutuamente o trabalho do artista e a participação pública e social.

Sobre os Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura do Brasil (Minc), por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia (Secult), e implementados por entidades governamentais ou não governamentais. Visam à realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades.