ZéCésar e suas Cores da metrópole

Data: 12/03/2016

Veículo: O Popular

Link direto da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/z%C3%A9c%C3%A9sar-e-suas-cores-da-metr%C3%B3pole-1.1050833

 

Caixa: uma das obras de ZéCésar que integram a mostra Cidades, na Plus Galeria
O artista plástico ZéCésar abre hoje, a partir das 17 horas, a exposição individual Cidades na Plus Galeria. A mostra reúne mais de 40 obras realizadas a partir de 2014 do artista que é também professor de gravura da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) desde 1980. A exposição que tem entrada franca fica em cartaz até 16 de abril. As gravuras que farão parte da exposição são litografias a seco, processo alternativo de litografia com chapas de offset e silicone, que Zé César aprendeu recentemente, no período em que esteve no México, em 2014.

Duas séries de trabalhos em papelão serão apresentadas na exposição. A primeira, que é composta por 15 peças, revela metrópoles construídas com recortes de papelão trabalhados com incisões, colados dentro de caixas abertas do mesmo material. São cidades montadas dentro de pequenas caixas. “Cidades encaixotadas, que, de certa forma, remetem ao crescimento desordenado das cidades, das metrópoles superpovoadas. São trabalhos ‘quase' tridimensionais", define Zé César, que também é percussionista da banda goiana Umbando.

A outra série é feita com caixas de embalagem, em geral caixas de computadores, notebooks ou impressoras, onde o artista gravou janelas e portas coloniais, usando estiletes. São trabalhos tridimensionais que fogem ao tema das metrópoles, mas abarcam ainda a cidade como pano de fundo. Segundo o artista, essas peças são simulacros de casarios coloniais, baseados em fotografias feitas principalmente na cidade de Goiás.

Exposição: Cidades, de ZéCésar

Abertura:

Hoje, a partir das 17 horas

Local:

Plus Galeria (Rua 114, nº 70, Setor Sul)

Entrada franca