Startup criada por discentes da UFG Jataí se destaca em evento internacional

Data: 12/03/2016

Veículo: Panorama

Link da notícia: http://panorama.not.br/2016/02/startup-criada-por-discentes-da-ufg-jatai-se-destaca-em-evento-internacional/

A description...

O projeto foi o segundo colocado no segmento ‘Economia Criativa’ da Campus Party

O projeto ArqTech, vencedor da última Olimpíada de Empreendedorismo da UFG, foi um dos selecionadas para participar da maratona de negócios durante a semana na Campus Party. Os empreendedores Giancarlo Fleuri e Gabriel Santana, alunos do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí (GO), estiveram em São Paulo durante a última semana do mês de janeiro participando do evento.

A Maratona de Negócios, que teve a terá duração de quatro dias e permitiu aos selecionados a participação em uma série de atividades e mentorias, além de conteúdo educacional e workshops. Os projetos passaram por uma série de avaliações, sendo a última, um Pitch para uma banca com as 25 finalistas, as 5 melhores receberam prêmios e gratificações. A Maratona foi dividida em categorias e a startup dos alunos da Regional Jataí se destacou no segmento “Economia Criativa”, ficando classificada em segundo lugar.

O empreendedor Giancarlo Fleuri afirmou que durante o evento: “Fomos desafiados diariamente e superamos todos os nossos limites físicos e psicológicos para lidar com cada desafio proposto”. O acadêmico destacou a ainda a importância dos apoios recebidos: “ Não posso deixar de agradecer a UFG, Beetech, PROINE, FUNTEC e cia pelas passagens, hospedagem, mentorias e tudo mais. Sem esses apoios, a participação no evento teria sido só uma possibilidade distante!”.

O evento Campus Party é considerado a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital.

A ArqTech

A solução proposta pela startup inova ao utilizar da ‘Realidade Virtual’ para propiciar uma melhor noção espacial durante a visualização de um imóvel. O software permite a simulação de qualquer imóvel e seu interior em 360º e em 3D, antes mesmo que ele seja construído, bastando que o usuário gire a cabeça e olhe ao redor para visualizar o interior do imóvel.

Com esta nova tecnologia, a maquete (única na grande maioria das vezes, devido ao seu altíssimo custo), deixa de ser exclusividade do estande de vendas e passa a estar presente em milhares de smartphones, aumentando o alcance do empreendimento e reduzindo gastos com mão de obra, materiais e logística.

O Coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – UFG/Jataí, Francys Pimenta de Faria, destacou as caracteristicas do projeto: “A Arqtech foi um projeto apresentado na 2° Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG, no ano de 2015. A proposta de valor e modelo de negócios do empreendimento, desde o início da Olimpíada apresentou grande potencial de inovação, empreendedorismo, viabilidade técnica, mercadológico e alta capacidade de escalabilidade. Além disso, os proponentes do projeto, a cada etapa da competição, surpreendiam a todos (equipe organizadora e jurados), pelo grande nível de conhecimento e segurança sobre o produto apresentado. Certamente o emprego da realidade virtual em empreendimentos imobiliários é uma promissora tendência de mercado. Neste viés, a Arqtech está trilhando um caminho extremamente fértil, alinhando competência, profissionalismo e grande potencial inovador.”