Wilder faz discurso e cobra universidade para o Norte

Data: 13/03/2016

Veículo: Diário do Norte

Link da notícia:

Senador Wilder Morais cobra a universidade para o Norte goiano

Em novo pronunciamento no plenário do Senado, na quinta-feira (10), o senador Wilder Morais (PP) voltou a cobrar do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) a implantação de universidades federais em Goiás, hoje com uma população de 6.600 milhões de habitantes (IBGE 2015), mas com apenas uma universidade federal.

O senador do PP lembrou que no ano passado, no mês de novembro, a presidente Dilma Rousseff anunciou que implantaria duas universidades federais em Goiás, uma em Catalão (a do Sudeste) e outra em Jataí (a do Sudoeste). Com essas promessas, a população de Goiás via naquele momento chegar o fim de uma luta que durava 60 anos. Hoje o Estado conta apenas com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Aproveitei o anúncio da presidente para subir nesta tribuna e comemorar a decisão. Também aproveitei para pedir a implantação de mais uma universidade para atender o Entorno do Distrito Federal, uma das regiões que mais cresce no Brasil e, no entanto, também não tem uma universidade própria na região”, discursou Wilder, lembrando em seguida que aprovou emenda para implantar outras duas universidades que atenderiam o Norte e o Nordeste do Estado. Para essas duas unidades serão destinados mais de R$ 200 milhões com emenda aprovada no Plano Plurianual 2016/2019.

“Tudo parecia certo para as universidades referidas pela senhora presidente. Como foi dada como certa a construção, houve festa, foguetório e muitos comentários positivos. Mas a alegria durou pouco. A presidente garantiu que visitaria Goiás e conheceria as futuras instalações das duas universidades. E, de novo, houve festa, foguetórios e novos agradecimentos. No entanto, a senhora presidente não apareceu em nenhum dos lugares”, lamentou o senador.

Wilder lembrou que após cancelar a visita que faria a Goiás, a presidente novamente marcou para ir às duas cidades. “E tivemos mais festa, novos foguetórios, novos agradecimentos e nova decepção”, criticou.

O senador lembrou que diante dessa indefinição, o governador Marconi Perillo reagiu. Também outros militantes ligados à educação fizeram o mesmo, a exemplo do reitor Orlando Amaral, além dos diretores regionais da UFG, Alessandro Martins e Thiago Jabur, de Jataí e Catalão, respectivamente. Seguindo com o seu pronunciamento, Wilder lembrou que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reafirmou, no final de fevereiro, o compromisso da presidente Dilma. Wilder espera que Mercadante não esteja apenas protelando. Afinal, segundo o senador, o ministro sabe das necessidades de Goiás e chegou a afirmar que o projeto para a construção das duas universidades está pronto, passa por ajustes e será enviado ao Congresso Nacional. “Só nos resta acreditar em sua palavra. Desde a sua volta, a esperança também retornou”.

O senador Wilder faltou do empenho do prefeito Jardel Sebba (PSDB), de Catalão, em ver transformado em realidade o sonho de toda a população da sua cidade e da região. O mesmo ocorre com Humberto Machado, prefeito de Jataí, onde o governador Marconi doou um terreno de 80 alqueires para implantação da nova universidade. “Essa é uma demonstração inequívoca da boa vontade do governador ao doar área numa das regiões mais valorizadas do Estado. Sem contar que a área desse terreno é dez vezes maior do que o Vaticano e o dobro do tamanho de Mônaco”, frisou.

Ainda sobre o empenho das autoridades goianas para ter a tão sonhada universidade federal, Wilder elogiou o trabalho do prefeito Jardel Sebba em reforçar a parceria com o governador Marconi e com o Governo Federal. Destacou que o presidente da Câmara Municipal de Catalão, vereador Juarez Camilo Rodovalho, devolveu à prefeitura R$ 2,6 milhões em 2015. “Ele sacrificou o duodécimo para fazer o bem à educação. Em meio à crise econômica, o presidente Juarez merece aplausos nacionais. Ou seja, o governador ajuda. O prefeito Jardel ajuda. O vereador Juarez ajuda. Só falta o Governo Federal fazer a sua parte”, disparou.