Balança Comercial Goiana conquista 25º superávit consecutivo.

Data: 14/03/2016

Veículo: Acieg

Link da notícia: http://acieg.com.br/balanca-comercial-goiana-conquista-25o-superavit-consecutivo/

Foi criado um programa para incentivar a exportação das pequenas e médias empresas

balança comercial site

De acordo com o gerente de Promoção de Goiás no Exterior, Ronaldo Costa, o objetivo é capacitar as empresas de médio e pequeno portes para aumentar a competitividade com a oferta de produtos de qualidade por meio de modernas ferramentas de gestão empresarial. “Esse projeto tem ainda um valor social importante, tendo em vista que essas empresas empregam muito”, completou.

Os números divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) sobre a balança comercial do mês de fevereiro mostraram que o Estado atingiu superávit pelo 25º mês consecutivo. Enquanto no período foram exportados US$ 436 milhões, as importações somaram US$ 218 milhões, o que resultou em um superávit de US$ 218 milhões. A participação goiana na balança nacional foi de 3,27%.

Quando comparado o resultado deste mês ao mesmo período do ano anterior, foi constatado que as exportações goianas aumentaram em 44,61%, sendo que em fevereiro de 2015 o total de exportações atingiu US$ 301,49 milhões. Quanto às importações, o valor de 2016 sofreu uma queda de 12,64%.

Segundo analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto, o bom resultado da balança comercial goiana no último mês reforça a importância da economia goiana no mercado internacional. “Isso comprova a qualidade dos produtos goianos que se mostram competitivos no mercado internacional”, destacou.

Na avaliação do superintendente-executivo de Comércio Exterior, William O´Dwyer, as missões realizadas pelo Governo de Goiás contribuíram para alavancar as exportações e abrir novos negócios. “Vamos continuar esse trabalho neste ano porque as missões não só promovem nossos produtos no exterior como também são fonte de atração de investimentos”, defendeu O´Dwyer.

Os produtos goianos estão hoje em 169 países, com quase 900 tipos de mercadorias e insumos. “Exportamos uma vasta gama de produtos, que vão de pão de queijo a metais preciosos. Goiás, por exemplo, é o maior exportador de ouro do Brasil”, evidenciou o superintendente.

Exportações x importações

O principal produto exportado pelos goianos foi o complexo de milho, totalizando 22,99% das exportações, seguido pelas carnes, que corresponde a 19,83% do total. Completam a lista o complexo de soja (14,06%), ferroligas (9,06%), ouro (8,26%), couro e derivados (7,14%), açúcar (6,63%), sulfeto de cobre (3,07%), algodão (2,45%), amianto (1,12%) e máquinas, equipamentos e aparelhos (1,09%).

A maior parte das exportações goianas tem como destino a Ásia, sendo seu principal destino a China (13,14%). Na sequência aparece a Holanda (8,05%), Irã (7,60%) e Coreia do Sul (5,27%). Na lista ainda constam países como a Malásia (4,47%), Itália (4,36%), Arábia Saudita (4,13%), Japão (3,95%), Reino Unido (3,93%) e Espanha (3,46%).

Os principais produtos importados pelos goianos são os automóveis, tratores, peças e acessórios (24,74%), adubos ou fertilizantes (22,06%), produtos farmacêuticos (19,76%), caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (8,08%) e produtos químicos orgânicos (6,81%).

A Ásia também é a origem da maior parte dos produtos importados por Goiás (42,85%). A Coreia do Sul (14,32%) é o primeiro do ranking de importações, seguida por Japão (12,68%), Alemanha (8,60%), Estados Unidos (8,52%), China (8,25%), Canadá (6,87%), Tailândia (3,93%), Índia (3,67%), Argentina (3,07%) e Rússia (2,95%).

Incentivo às exportações

Para incentivar a exportação de produtos com valor agregado, a Secretaria de Desenvolvimento apresentou o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), executado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Assim, por meio de convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), é oferecida uma consultoria às empresas.

Via Goiás Agora