Filme que revisita a história da Guerra do Araguaia é lançado hoje

Data: 19/03/1996

Veículo: Correio de Uberlândia

Link da notícia: http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/filme-que-revisita-historia-da-guerra-do-araguaia-e-lancado-hoje/

Entre as décadas de 1960 e 1970, quando a democracia brasileira foi sequestrada por meio de um Golpe Militar, um grupo de insurgentes conduziu um movimento guerrilheiro na região amazônica brasileira. A “Guerrilha do Araguaia”, como foi chamada, foi de 1966 a 1975, e contou com cerca de oitenta guerrilheiros, ex-estudantes universitários e profissionais liberais, que morreram em combate na selva ou executados após a prisão pelos militares.

O conflito originou o filme “Araguaia”, de Dagmar Talga, que vai ser lançado, nesta segunda-feira (21), no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em evento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

“Araguaia” narra a história da batalha desigual entre os combatentes revolucionários e as forças de repressão do regime militar imposto ao País com o golpe de 1964.

Além da exibição do longa, o evento conta com a presença da jornalista e pesquisadora Dagmar Talga, que assina a direção, roteiro e montagem da produção, em uma roda de conversa.

A jornalista e pesquisadora Dagmar Talga, que ficou conhecida como integrante da dupla cômica Goianinhas do Acre, é também diretora do longa que será lançado amanhã na UFU (Foto: Lilian Fotografias/Divulgação)

A jornalista e pesquisadora Dagmar Talga é a diretora do longa (Foto: Lilian Fotografias/Divulgação)

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a pesquisadora, que ficou conhecida em Uberlândia pelo trabalho de atriz na dupla cômica As Goianinhas do Acre, atualmente, mora em Goiás Velho.

Coordenador do curso de Geografia da UFU, Marcelo Cervo Chelotti disse que o filme culmina com a abordagem de trabalho do Pibid, que também coordena, pois aponta para a necessidade de revisitar a historiografia brasileira para compreensão do presente. “Este produto resgata um momento particular da história recente do Brasil, nos ajuda a entender a importância dos movimentos populares para a busca de uma sociedade democrática de livre pensar”, afirma Chelotti.

Serviço

O filme “Araguaia” vai ser lançado, amanhã, às 19h, no bloco 5 0 do campus Santa Mônica da UFU: avenida João Naves de Ávila, 2.121, Santa Mônica. O evento é gratuito e haverá emissão de certificados. Informações: 3239-4411.