Memorial do Legislativo é lançado em sessão solene realizada nesta quarta-feira

Data: 30/03/2016

Fonte/Veículo: Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Link direto para a notícia: http://al.go.leg.br/noticias/ver/id/141201/memorial+do+legislativo+e+lancado+em+sessao+solene+realizada+nesta+quarta-feira

Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira, a Assembleia lançou o Memorial do Legislativo do Estado de Goiás, um site que reúne documentos, imagens, áudios e vídeos de parte dos 125 anos de história deste Poder em Goiás. A sessão foi presidida pelo presidente deputado Helio de Sousa e prestou homenagem póstuma ao ex-deputado e ex-presidente da Casa, Olímpio Jayme.

Lançamento do Memorial do Legislativo do Estado de Goias

O dia 30 de março de 2016 ficará marcado na Assembleia Legislativa de Goiás. Foi lançado, nesta data, o Memorial do Legislativo do Estado de Goiás: site que reúne documentos, imagens, áudios e vídeos de parte dos 125 anos de história deste Poder em Goiás.

A ideia de reunir e disponibilizar a qualquer cidadão do mundo tamanho acervo surgiu do ex-deputado estadual Jardel Sebba, que presidiu a Casa em três ocasiões, sendo a última no biênio 2011/2012. O projeto foi continuado pelo atual presidente, Helio de Sousa (PSDB), que nessa tarde inaugurou o site, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A inauguração do Memorial do Legislativo ocorreu durante sessão solene iniciada às 16h15, após interrupção da sessão ordinária. Os deputados presentes apresentaram matéria, discursaram no Pequeno Expediente, mas votaram poucos projetos na Ordem do Dia para dar espaço à celebração que contou com apresentação de vídeo institucional e homenagem póstuma ao ex-presidente da Casa, ex-deputado, Olímpio Jayme.

Além dos atuais representantes da população goiana, estiveram presentes no lançamento ex-membros do parlamento goiano, colaboradores da UFG, familiares de Olímpio Jayme e diversas autoridades do Estado.

Abertura

A sessão solene dessa tarde foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda marcial da Polícia Militar. Momentos depois, a cantoria lírica Goiana Vieira da Assunção foi convidada para interpretar para os presentes a tradicional canção Noites Goianas.

Dois vídeos também foram exibidos no início da sessão: o primeiro, institucional, apresentou a Assembleia Legislativa, seu portal e a nova seção que comporta o Memorial. O segundo, um documentário, contou brevemente fatos da vida e da trajetória política do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Olímpio Jayme, falecido em junho de 2015, aos 88 anos de idade, e homenageado nesta tarde.

Discursos

Joel de Sant’anna Braga Filho, diretor administrativo da Assembleia Legislativa, abriu os discursos dizendo que justamente neste delicado momento da política brasileira, em que o povo pede transparência de seus representantes, a Casa lança o Portal Memorial do Legislativo. Joel também comentou as etapas do processo, a construção dos arquivos e a preservação da memória do Estado.

O reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Afonso Valle do Amaral, também subiu à tribuna para comentar o lançamento do site. Ele parabenizou o trabalho de preservação e de transparência realizado pela universidade e pela Casa, mas lamentou a dificuldade do Brasil de preservar suas memórias. “Tenho certeza que esse Memorial nos ajudará a compreender melhor a política goiana”, finalizou.

Thales Jayme, filho do homenageado da tarde, Olímpio Jayme, também se manifestou. Ele agradeceu profundamente à Assembleia Legislativa e ao presidente, Helio de Sousa, pela homenagem póstuma feita a seu pai em data bastante oportuna, já que o falecimento do mesmo completa nove meses. Thales Jayme destacou a relevância de Olímpio Jayme em Goiás, mas também relembrou a importância dos demais deputados goianos que passaram pelas legislaturas.

Último a falar, Helenês Cândido fechou os discursos em nome de todos os ex-presidentes da Casa. O ex-deputado, que presidiu a Mesa Diretora nos anos de 1997 e 1998, afirmou que o lançamento do Memorial é de capital importância para a população goiana. O ex-parlamentar também traçou retrospecto de sua carreira política, relembrando feitos enquanto presidente e seus esforços de, naquela época, fazer da Assembleia Legislativa de Goiás um local mais transparente e cidadão.

Mesa dos Trabalhos

A mesa diretiva dos trabalhos foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa; pela assessora especial da Governadoria do Estado, Lamis Cosac, representando o governador Marconi Perillo; pelo ex-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Helenês Cândido; pelo reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral; pelo promotor de Justiça Jales Mendonça, representando o Ministério Público do Estado de Goiás; pelo diretor geral da Assembleia Legislativa, Fabiano Gomes de Oliveira; pelo diretor administrativo da Assembleia Legislativa, Joel de Sant’anna Braga Filho; pelo filho de Olímpio Jayme (homenageado), Thales Jayme; e pelo assessor parlamentar Admilson Queirós, representando o senador Wilder Morais.