Filarmônica apresenta concertos especiais no Basileu França

Data: 31/03/2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/filarm%C3%B4nica-apresenta-concertos-especiais-no-basileu-fran%C3%A7a-1.1061801

Orquestra traz composições dos períodos clássico, barroco e romântico

Nesta sexta-feira, dia 1º de abril, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta, às 20h30, no Teatro Basileu França, concerto com o maestro e violinista Alessandro Borgomanero. O espetáculo integra a série Concertos Especiais.

A apresentação traz composições dos períodos clássico, barroco e romântico. As obras Battaglia, de Heinrich Biber, Serenata Noturna, de Mozart e Serenata para Cordas de Dvoràk fazem parte do programa.

Os compositores

O austríaco Heinrich Biber foi um compositor e violinista da era barroca. Foi inovador, trazendo para o repertório de violinos, inovações técnicas e estéticas. São relevantes as pitorescas e virtuosísticas Sonatas de Biber, com destaque para a Mystery (Rosary) Sonatas, que inclui novas técnicas e tonalidades incomuns.

Mesmo dispensando apresentações, vale lembrar que o austríaco Mozart é um dos compositores mais influentes do período clássico da música. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX.

Dvořák foi um talentoso compositor checo, tanto o foi que Brahms fez o seguinte comentário: “Fico fora de mim de inveja, com as ideias que ocorrem tão naturalmente a esse camarada”. De fato, Dvořák tinha a capacidade de inventar belos temas e incorporar harmonias complexas às obras que finalmente, faziam muito bem aos ouvidos.

O solista

Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG). De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006 o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

As informações são do Goiás Agora.