Filarmônica apresenta estreia mundial de obra do goiano Estércio Marquez Cunha

Data: 05/04/2016

Veículo: O Hoje

Link da notícia: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/117920/t/filarmonica-apresenta-estreia-mundial-de-obra-do-goiano-estercio-marquez-cunha

Neste domingo (10), às 11h, a Orquestra Filarmônica de Goiás retorna a um dos palcos mais tradicionais da capital: O Teatro Goiânia. A apresentação, que conta com a regência do maestro Marshal Gaioso, traz a estreia mundial da obra “Movimento para Orquestra Nº 5”, do célebre compositor goiano Estércio Marquez Cunha.

Estércio é  professor aposentado da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e possui obras executadas no Brasil e exterior. Sua nova composição “ Movimento para Orquestra Nº 5”  consiste em um único movimento  que se utiliza do silêncio para criar um contraste com as notas que são tocadas.

O concerto traz ainda no programa obras dos compositores Schumann e Mendelssohn.

O maestro

Marshal Gaioso é Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (1996), fez Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) (2002) e é Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, em Lexington, EUA (2010).

Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, regente titular da Orquestra de Câmara de Goiânia e regente associado  da Orquestra Filarmônica de Goiás.

É autor de Danças Para Banda (2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins (2004) e de estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX.

Gravou, como regente e diretor artístico, diversos CDs, entre eles Danças de Outros Tempos (2006) e Música Colonial em Goiás (2004). Marshal Gaioso Pinto é professor de Música e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás.

A Orquestra Filarmônica de Goiás

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um Programa do Governo do Estado, que está vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela  Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e  músicos que trabalham incansavelmente para que os espetáculos aconteçam ano a ano.

Concertos para a Juventude

Estreia Mundial da obra “ Movimento para Orquestra Nº5” –