Saúde capacita pediatras para qualificar o atendimento básico às crianças

Data: 04/04/2016

Veículo: Saúde Goiás

Link da notícia: http://www.saude.go.gov.br/view/4294/saude-capacita-pediatras-para-qualificar-o-atendimento-basico-as-criancas

Saúde capacita pediatras para qualificar o atendimento básico às crianças

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou na última sexta-feira, 1º de abril, o processo que visa ampliar e qualificar o atendimento básico às crianças residentes na capital e nos municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Goiânia, o secretário Leonardo Vilela abriu o Curso de Capacitação em Cuidados Pediátricos, do qual participam 280 médicos lotados em postos, centros de saúde e no programa Estratégia de Saúde da Família.

O curso é resultado de uma parceria firmada pela SES-GO com instituições e entidades, entre as quais a Universidade Federal de Goiás (UFG), Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), secretarias municipais de Saúde, Sociedade Goiana de Pediatria e Hospital Materno Infantil (HMI). Em seu pronunciamento, Leonardo Vilela destacou que a capacitação vai proporcionar a assistência básica integral à criança. Além disso, afiançou o secretário, a capacitação terá o mérito de diminuir a elevada demanda que recorre ao HMI.

Os 280 participantes serão distribuídos em sete turmas para a realização do curso, com carga horária de 16 horas. Serão abordados os temas rede cegonha, imunização, avaliação do recém-nascido e atendimento pediátrico, desenvolvimento neuropsicomotor, aleitamento materno e alimentação no primeiro ano de vida, manejo da diarreia, infecções das vias aéreas e pneumonias comunitárias, infecções do trato urinário e acidentes na clínica pediátrica.

A superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro de Moura, ressaltou que a atenção primária constitui uma das prioridades da SES-GO. A assistência integral às crianças, adianta a superintendente, vai proporcionar que o HMI cumpra o papel de atender com prioridade os pacientes com problemas graves e realizar procedimentos de alta complexidade. Para o presidente do Cremego, Aldair Novato, o cuidado pediátrico contribui para amenizar o sofrimento da população. “A assistência adequada às crianças é um ato humanista”, pontuou.