Filarmônica apresenta estreia mundial de obra do goiano Estércio Marquez Cunha

Data: 05/04/2016

Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/filarm%C3%B4nica-apresenta-estreia-mundial-de-obra-do-goiano-est%C3%A9rcio-marquez-cunha-1.1064244

Orquestra Filarmônica de Goiás

A partir das 11h deste domingo (10), a Orquestra Filarmônica de Goiás retorna ao Teatro Goiânia, com a regência do maestro Marshal Gaioso, na estreia mundial da obra “Movimento para Orquestra Nº 5”, do célebre compositor goiano Estércio Marquez Cunha.

Estércio é professor aposentado da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e possui obras executadas no Brasil e exterior. Sua nova composição “ Movimento para Orquestra Nº 5” consiste em um único movimento que se utiliza do silêncio para criar um contraste com as notas que são tocadas.

O concerto traz ainda no programa obras dos compositores Schumann e Mendelssohn.

O maestro
Marshal Gaioso é Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (1996), fez Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) (2002) e é Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, em Lexington, EUA (2010).

Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, regente titular da Orquestra de Câmara de Goiânia e regente associado da Orquestra Filarmônica de Goiás.

É autor de Danças Para Banda (2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins (2004) e de estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX.

Gravou, como regente e diretor artístico, diversos CDs, entre eles Danças de Outros Tempos (2006) e Música Colonial em Goiás (2004). Marshal Gaioso Pinto é professor de Música e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás.

Concertos para a Juventude
Estreia Mundial da obra “ Movimento para Orquestra Nº5” –
Estércio Marquez Cunha

Programa:
E. Cunha: Movimento para Orquestra No. 5
R. Schumann: Abertura, Scherza e Finale
F. Mendelssohn: Sinfonia No. 4 em la, Op. 90, “Italiana”

Estércio Marquez Cunha