Cinemas em Rede exibirá 'A Vizinhança do Tigre' em universidades públicas

Data: 07/04/2016

Fonte/Veículo: Blog Sidney Rezende

Link direto para a notícia: http://www.sidneyrezende.com/noticia/261775+cinemas+em+rede+exibira+a+vizinhanca+do+tigre+em+universidades+publicas

Cinemas em Rede

O longa-metragem "A Vizinhança do Tigre" será exibido no dia 12 em diversas universidades públicas do país por meio da iniciativa Cinemas em Rede, uma parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC).

A sessão de estreia inaugura a participação de sete novas instituições no projeto, totalizando 12 salas conectadas. O filme escolhido é o segundo trabalho do diretor Affonso Uchoa e foi produzido de maneira independente ao longo de cinco anos de gravações. Conta a história de cinco jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem/MG, que vivem divididos entre o trabalho, o crime e os sonhos.

"Quando vi a proposta do Cinemas em Rede, me senti honrado por ?A Vizinhança do Tigre? ter sido escolhido. Ele é real e essa dura realidade precisa ser debatida, não só nas salas das universidades, mas esse já é um excelente começo", comenta o diretor Uchoa.

O longa-metragem, que chega ao projeto após uma bem-sucedida carreira por festivais de cinema, é vencedor do Prêmio Itamaraty de melhor filme pelo Júri da Crítica e recebeu também prêmios de melhor diretor e melhor filme pelo Júri Jovem. O filme também foi exibido em festivais na Argentina, Alemanha, Equador e Portugal.

Mais instituições devem participar do Cinemas em Rede ainda este ano. A RNP e a Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) firmaram uma nova cooperação para dar continuidade e ampliar o projeto. Uma chamada pública deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo o Secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, "o Cinemas em Rede é parte de uma política mais ampla do Ministério da Cultura que utiliza soluções tecnológicas visando distribuir conteúdos audiovisuais em larga escala, por todo o território nacional". As exibições serão gratuitas e os interessados não precisam fazer inscrição.

Onde o filme pode ser visto

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Cine Vila Rica
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Cine Aruanda
Universidade Federal de Goiás (UFG) - Cine UFG