Iphan realiza 11ª edição de Concerto de Páscoa na cidade de Goiás

Data: 06/04/2016

Veículo: Jornal Opção

Link da notícia: http://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/iphan-realiza-11a-edicao-de-concerto-de-pascoa-na-cidade-de-goias-61938/

Divulgação

Autarquia do Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, por meio de sua Superintendência em Goiás, a 11ª edição do Concerto de Páscoa, realizado tradicionalmente no sábado Santo, 26 de março, como parte da programação da Semana Santa na cidade de Goiás. Nesta edição, a Igreja do Rosário abre suas portas para receber o público com as apresentações da pianista Andréa Teixeira e do acordeonista Chico Chagas.

Especialmente pensada para o concerto, a parceria musical conta com um repertório que vai de clássicos do argentino Astor Piazzolla à música sacra. “O Brasil é famoso no mundo todo pelo talento de acordeonistas como Chico Chagas. Por isso, o programa foi pensado não apenas para agradar ao público, mas também para mostrar a diversidade e complexidade desse instrumento que é o acordeon”, destaca Andréa. Juntos, eles prometem uma apresentação que remete à paz e à meditação.

Andréa Teixeira
Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e mestre em Etnomusicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, a goianiense Andréa Teixeira trabalha como pianista-acompanhadora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisadora etnomusicóloga da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

A artista tem divulgado a música luso-brasileira em países das três Américas, Europa e Ásia e, por seu trabalho, foi agraciada com a Comenda do Anhanguera, oferecida pelo Governo Estadual. Detentora de 18 prêmios nacionais e internacionais de piano, entre eles: 3º lugar no Concurso Internacional de Piano Maryse Cheilan (França) e 1º lugar no Concurso Villa-Lobos (São Paulo); Andréa também é autora do livro “A Densidade do Próprio na Folia de Reis: uma investigação acerca de tempo, mito, memória e sentido”, integrante do Núcleo de Investigação Caravelas, colaboradora do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (Universidade Nova de Lisboa) e membro-fundadora da Academia dos Renascidos, projeto realizado em parceria com o tenor Alberto Pacheco.

Chico Chagas
Natural de Rio Branco (AC), Chico Chagas toca acordeon profissionalmente desde os oito anos de idade. Graduado em Harmonia Musical pelo Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (RJ), Piano Popular com o Maestro Leando Braga, Improvisação e Jazz com o pianista italiano Dário Galante e Acordeon com Romano Viazzani, o músico gravou com diversos nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Martinho da Vila. Chico também compôs canções gravadas por Naná Vasconcelos e Paulo Moura e produziu Elza Soares.

O artista foi premiado como melhor show de jazz no Kaunas Jazz Festival (Lituânia) e recebeu menção honrosa na lista dos 100 melhores álbuns de 2013 pelo seu segundo disco, o intitulado “Um Chopin no Bach Ouvindo Forró”. Seu trabalho recebeu carta da Royal Academy of Music, de Londres, para a produção de um livro sobre improvisação e harmonia para acordeon popular.

Concerto de Páscoa

Quando: sábado, 26 de março