Elaboração da Carta de Cuiabá marca último dia do Cidade Possível

Data: 06/04/2016

Veículo: Universidade Federal do Mato Grosso

Link da notícia: http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/28075/Cuiaba

O evento “Cidade Possível”, idealizado para pensar aspectos sobre a cidade de Cuiabá, tem seu encerramento amanhã (07), com o início da elaboração da Carta de Cuiabá, prevista para acontecer às 16h30h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá. Ao longo do dia, temas como meio ambiente, envelhecimento e questões indígenas serão debatidos por pesquisadores.
Às 8h da manhã, haverá a mesa-redonda “Espaços Indígenas”. Serão discorridos o desenvolvimento morfológico de Cuiabá, um território originalmente indígena, a partir de sua relação com a paisagem fluvial; a investigação dos espaços e lugares de vivência indígenas em Cuiabá na atualidade; e as possíveis influências da arquitetura e tecnologia indígenas na construção da cidade contemporânea.
Na sequência, às 10h, a mesa “Educação do corpo, culturas e identidades etnico-raciais em Cuiabá”. Será debatido o corpo como lócus de identificação e diferenciação na relação com o outro. As pesquisas indicam a relevância das educações do corpo como possibilidade de reconhecimento e valorização das culturas do lugar.
Por sua vez, no período vespertino, às 14h, a educação ambiental e justiça climáticas estarão em pauta. Em discussão, uma educação ambiental que visa compreender as táticas de lutas destes grupos sociais para que os sujeitos consigam promover a resistência contra os modelos insustentáveis de vida, sem negligenciar os processos de resiliência e mitigação.
Às 16h, a população idosa de Cuiabá será o tema central. Os resultados de uma pesquisa, realizada com pessoas acima de 60 anos, mostram como os idosos da cidade vivem e lidam com sua condição de saúde, revelando suas necessidades para a sociedade e governo.
Após a discussão da Carta, às 19h, haverá a performance “Realidade Urbana Aumentada. Geopoética dos Sentidos. Laboratório Nômade”, por Lilian Amaral, pós-doutora em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O “Cidade Possível” é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).