CEB tem concerto de flauta, piano e coro

Data: 08/04/2016

Fonte/Veículo: Movimento.com

Link direto para a notícia: http://www.movimento.com/2016/04/centro-de-musica-brasileira-tem-concerto-de-flauta-piano-e-coro/

 

duo-600

Duo Barrenechea e Coro Oswaldo Lacerda são os protagonistas.

No dia 16 de abril, sábado, às 20h, ocorrem duas apresentações no Centro de Música Brasileira (CMB) na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Primeiro flauta e piano com o Duo Barrenechea e, em seguida, o Coro Osvaldo Lacerda, sob as regências de Bruno Costa e Guilherme Rocha. O duo vem do Rio de Janeiro e é formado Sérgio Barrenechea (flauta) e Lúcia Barrenechea (piano). No repertório serão interpretadas obras de Francisco Mignone, Marcos Leite, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda e Villa-Lobos. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. A entrada é franca.

PROGRAMA

Duo Barrenechea

Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Poemeto (1974)
Romântica (1975)
Toccatina (1974)
Cromos, caderno IV (1975) (I. Mixolídio, II. Dórico, III. Lídio e VI. Pentafônica) – piano solo
 
Francisco Mignone (1897-1986)
Três Peças
I. No Fundo do Meu Quintal (1945)
II. Lenda Sertaneja n. 8 (1940)
III. Cucumbizinho (1930) – piano solo

Suíte para flauta e piano (1949) (I. Ária, II. Minuetto, III. Sarabanda, IV. Siciliana e V. Salterello)

 

Coro Osvaldo Lacerda

Osvaldo Lacerda
Fuga Proverbial
A primeira missa e o Papagaio
Moda para 4 rapazes
Pai Nosso
Ofulu Lorerê

Marlui Miranda, Villa-Lobos
Suíte Amazônica

– Compilada por Martinho Lutero Gallati

Ronaldo Miranda
Suíte Nordestina

Marcos Leite
Três Cantos Nativos dos Índios Kraó

Heitor Villa-Lobos

Estrela é lua nova

 

Duo Barrenechea

Formado pelo flautista Sérgio Barrenechea e por sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, vem atuando desde 1989 com apresentações em inúmeras cidades no Brasil e do exterior. O Duo Barrenechea se propõe a explorar o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a divulgação de música brasileira erudita e popular. Em 2014, o Duo completou 25 anos de atuação musical e comemorou, em parte, com o lançamento do DVD Brasileiríssimo: Encontros (leia crítica) em 2015, juntamente com uma turnê de 12 concertos em várias cidades brasileiras.

O Duo Barrenechea já foi contemplado com o Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica (2010), que consistiu na realização de uma turnê por 10 cidades brasileiras nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, e realizou turnês nos EUA, Portugal e  Inglaterra. Lançou os CDs Momentos em Paris (2008), com repertório de músicas de compositores franceses, e também o CD triplo A Musica para Flauta de Francisco Mignone (2010), produzido com apoio da UniRio e Faperj.

O Duo tem participado de vários eventos e encontros como o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2015), Iowa Flute Festival (1997), o Mississipi Flute Day (2010), o IV e o VIII Festivais Internacionais de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas – Abraf (2000, 2008, 2011 e 2012), as várias edições do Curso Internacional de Verão de Brasília (2002 a 2011), 51º Festival Villa-Lobos (2013) e o 4º Encontro Internacional de Pianistas de Tatuí (2007). O Duo tem também realizado, tradicionalmente, apresentações com colaboração de outros músicos, como os integrantes do Quinteto Brasília e outros importantes instrumentistas brasileiros e estrangeiros. Em outubro de 2009, Lúcia e Sérgio, como integrantes do Quarteto UniRio, participaram do concerto em comemoração aos 20 de relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã na Ópera de Hanói e de masterclasses no Conservatório de Hanói-Vietnã.

Lúcia Barrenechea é natural de Goiânia, Goiás. Atualmente é professora de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos da UniRio, inclusive atuando no Programa de Pós-Graduação em Música dessa instituição. Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás e mestrado na Universidade de Boston, EUA. Seu curso de doutorado em piano e pedagogia do piano foi concluído na Universidade de Iowa, EUA. Seu primeiro CD solo Saracoteio – Piano Brasileiro foi lançado em dezembro de 2009, pelo selo Ethos Brasil, e contém obras de compositores brasileiros. Seu último projeto foi a gravação em CD, DVD e Blu-Ray de Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano, em parceria com o violoncelista Hugo Pilger e lançado em novembro de 2013 pela Visom Digital. Atuando intensamente no cenário musical brasileiro, Lúcia apresenta-se regularmente em recitais e atuou como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Emanuel Martinez, Parcival Módolo, Fabio Mechetti e Norton Morozowicz. Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes em destaque no cenário nacional e internacional. Gravou, em 2008, um CD de obras para trio com piano, com a violinista Mariana Salles e o violoncelista Marcelo Salles, pelo selo Brasil Meta Cultural. Lúcia Barrenechea foi, de 1994 a 2006, professora de piano na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Em 2002, apresentou-se em Paris na I International Villa-Lobos Conference como recitalista e palestrante. Tem sido frequentemente convidada para atuar como professora e pianista camerista dos mais diversos festivais de música do país, dentre eles o Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, Curso Internacional de Verão de Brasilia (Civebra), Festival Villa-Lobos (Museu Villa-Lobos), Festival Internacional de Metais Carlos Gomes (Campinas-SP) e Festival Internacional de Flautistas da Abraf.

Sérgio Barrenechea nasceu em Brasília, iniciando seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Concluiu seu bacharelado em flauta na Universidade de Brasília, onde estudou com Odette Ernest Dias e seu mestrado no Boston Conservatory, EUA, onde foi aluno de William H.Grass. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA. Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Cedar Rapids Symphony Orchestra. Participou dos concertos do Center for New Music (1997 a 1999) nos EUA e de várias primeiras audições em duas edições das Bienais de Música Contemporânea da Funarte(2007 e 2013) no Rio de Janeiro. Desde 2005, Sérgio tem atuado intensamente como flautista do Quinteto Brasília, em diversas apresentações no Brasil. O grupo participou do corpo docente do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival de Música de Palmas-PR (2006). Em 2010, o Quinteto Brasília foi selecionado para a II Feira Música Brasil em Belo Horizonte. Em 2013 e 2014, realizou 130 concertos com o Quinteto Brasília, a convite do Sesc, através do Projeto Sonora Brasil, em cidades das regiões Sul e Sudeste do país, com o tema Edino Krieger e as Bienais de Música Contemporânea. Com o Quinteto Brasília gravou o CD Brincadeira a Cinco (2009). Participou do corpo docente, como professor de flauta transversal de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (2002 a 2005, 2007 e 2009 a 2011), do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival Inverno em Festa, em Palmas – Paraná (2006), do Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul (2008), do 21º Inverno Cultural da UFSJ (2008), do I Festival de Música de Teresina (2009), da Semana de Música da UFRN (2011) e do Festival da Unibral (2013), ambos em Natal-RN, e dos XI e XII Festivais Eleazar de Carvalho (2009 e 2010) em Fortaleza. Atualmente é professor associado de flauta transversal no Instituto Villa-Lobos da UniRio, inclusive atuando no Programa de Pós-Graduação em Música da instituição.

Coro Osvaldo Lacerda

Foi criado em 2014 com o nome Madrigal Tutti Amici, o coro surgiu da proposta de amigos estudantes de música se reunirem e levar para os palcos a vivência extraída da sala de aula. Realizou sua primeira apresentação no encontro de coros promovido pelo Coral Cultura Inglesa em setembro do mesmo ano onde recebeu o convite para participar ao lado do Coral Cultura Inglesa do concerto de encerramento da temporada da Orquestra Sinfônica de Heliópolis executando a sinfonia n º 2 de Gustav Mahler sob regência de Isaac Karabtchevsky, em dezembro na Sala São Paulo. Em 2015, o grupo cresceu e passou a se chamar Coro Osvaldo Lacerda, em homenagem ao compositor paulistano. Participou da Virada Cultural Coral, cantando em dois pontos do centro da cidade: Sala dos Arcos do Theatro Municipal e Cripta da Sé, em encontros como XVII Encontro de Coros do Tribunal de Justiça e Festival de Música Sacra da Igreja São Luis, além de realizar em setembro o Concerto Oficial de Estreia, e em dezembro o Concerto de Natal na Paróquia São Luís. Em suas diferentes formações, o grupo explora um repertório eclético que vai do renascimento à música contemporânea, tendo sempre em seu programa obras do compositor homenageado.

Em 2016, o grupo participará da temporada da Jornada Coral promovida pelo Coral Paulistano Mário de Andrade e Prefeitura de São Paulo realizando de Março a Dezembro um concerto por mês. Seus dois regentes são Maestros Bruno Costa e Guilherme Rocha.

 

Centro de Música Brasileira – CMB

É uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros. Visa defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes. Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.

O CMB realizou 311 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música. Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, Pado S/A., Funarte – MinC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, Sesc, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100 (individual) e R$ 150 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 São Paulo-SP. Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de São Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.

Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Promoveu um Concurso de Monografia O Dobrado (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade (São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nélson Lin, que teve como prêmio, além de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant’Anna.

Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em Dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. E em 2015, o Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda.

Outras informações no site da instituição.


SERVIÇO:

Concerto com Duo Barrenechea e Coro Osvaldo Lacerda

16 de abril, sábado, às 20h

Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros – São Paulo. Tel.: 11 3039-0500)

 

Entrada franca

 

 

Temporada 2016 do Centro de Música Brasileira

– Dia 21 de Maio:
Duo Ouvir Estrelas (cantora Clarissa Cabral e pianista Eliane Monteiro da Silva)
Duo Flutuart – Recital Brasilidades (flautista Paula Pascheto e pianista Lucas Carvalho)

– Dia 18 de Junho:
Jairo Wilkens e Cleonice Wilkens (clarineta e piano – de Curitiba)
Quarteto Novas Tendências – Brasilidade Instrumental Brasileiro (pianistas Arlete Gordilho e Maestro Rodrigo Vitta, percussionistas Roberto Saltini e Douglas Maiochi)

– Dia 20 de Agosto:
Duoboé (oboísta Gilson Barbosa e pianista Arlete Gordilho)
Constança Almeida Prado (violino) e Helenice Audi (piano)

– Dia 17 de Setembro:
Festival Antônio Ribeiro (pianistas Rosana Civile, Renato Figueiredo e Míriam Braga; do saxofonista Erik Heimann Pais)
Sandro Bodilon (barítono) e Scheilla Glaser (piano)

– Dia 22 de Outubro:
Cristiane de Leon (violino) e Valdilice de Carvalho (piano)
In Tempori Duo (Eliana e Carlos Sulpicio – Percussão e Trombeta)

– Dia 19 de Novembro:
Antonio Carlos Magalhães (cravo)
Maria José Carrasqueira (piano)