Muda o comportamento do consumidor brasileiro de moda

Data: 14/04/2016

Veículo: Segs

Link da notícia: http://www.segs.com.br/demais/12327-muda-o-comportamento-do-consumidor-brasileiro-de-moda.html

 

Brasileiros estão substituindo o consumo desenfreado de moda por um comportamento mais consciente, afirma a professora Simone Mina, da Faculdade Santa Marcelina (FASM), onde ocorreu a sessão de palestras do Fashion Colloquia, mais importante evento acadêmico mundial sobre moda, que termina nesta sexta-feira, 15 de abril, em São Paulo

As palestras do Fashion Colloquia proferidas na unidade da FASM do bairro de Perdizes, em São Paulo, onde funciona sua Faculdade de Moda, uma das mais reconhecidas do País, tiveram como tema central a questão da sustentabilidade no setor, diretamente ligada às relações de consumo. Dentre os convidados, estavam pesquisadores e especialistas do Brasil e do exterior: Holger Schallehn e Deniz Köksal, da Germany/Reutlingen University; Lavínnia Seabra, da Universidade Federal de Goiás; e docentes da própria Santa Marcelina.

O Fashion Colloquia foi criado por quatro instituições localizadas nas cidades nas quais se realizam as principais “Fashion Weeks” do mundo: London College of Fashion; Domus Academy, de Milão; Institut Francais de la mode, de Paris; e Parsons The New School for Design, School of Fashion, de Nova York. A primeira série de colóquios aconteceu entre 2011 a 2013. Objetivo do evento é promover consistente acervo de informações e contribuições acadêmicas ao universo da moda.

Consumo consciente

A professora Simone Mina, da Faculdade Santa Marcelina, salienta que um evento da magnitude do Fashion Colloquia, que reúne especialistas de diversos países, é importante para a disseminação do ensino da moda no Brasil. “Ficamos felizes em sediar uma sessão de palestras, nas quais se propuseram muitas reflexões sobre o consumo consciente”.

Sobre essa questão, a professora de moda ressaltou que o consumidor brasileiro está vivendo um processo de mudança no comportamento do consumo desenfreado. “Tal transformação tem correlações com o novo paradigma sobre como é ser de fato sustentável na cadeia produtiva da moda, nos processos industriais e na produção e destinação final de resíduos”, explicou a professora, enfatizando o significado do Fashion Colloquia na abordagem, pesquisa e análise desses temas.

MostraModa FASM

Além do Fashion Colloquia, realiza-se, até o dia 12 de maio, a 2ª MostraMODA FASM, que exibe a produção dos Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI) de ex-alunos da instituição, nos últimos cinco anos (2010–2015). Na mostra, estão expostos looks dos desfiles realizados na faculdade, editorial/ensaios fotográfico e acessórios.