GO: influenza aviária e doença de Newcastle são temas de capacitação

Data: 15/04/2016

Veículo: Setor Avícola

Link da notícia: http://www.setoravicola.com.br/Noticia/go253a-influenza-aviaria-e-doenca-de-newcastle-sao-temas-de-capacitacao-431282

Até sexta-feira (15), 50 profissionais participam de uma capacitação e atualização com o foco em influenza aviária e doença de Newcastle. O curso é uma realização da Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa e está sendo ministrado desde segunda-feira (11), no Centro de Treinamento da Emater, no Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio Leal, “entre os profissionais treinados estão médicos-veterinários do serviço oficial, um profissional credenciado da iniciativa privada, dois fiscais do Instituto de Defesa Mato Grosso e o pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”.

Antônio conta que as aves foram escolhidas como tema do curso por terem duas enfermidades emergenciais, a Newcastle e influenza aviária. “A influenza ainda é exótica no Brasil, ou seja, não tem ocorrência. Já a de Newcastle, nós devemos ter o controle e mantê-la longe do plantel avícola comercial. Caso ela venha ocorrer, nós teríamos um grande prejuízo no Estado e no País”, explica Antônio.

Atualização
Para ele, é importante esses profissionais fazerem a capacitação e se atualizaram ainda mais no assunto e saberem como agir seguindo os protocolos. “Eles precisam saber fazer uma notificação e entender se no atendimento fundamenta ou não a notificação da emergência sanitária”, destaca Antônio. Com o curso, ele também saberá usar de forma correta os protocolos necessários, já que no caso de doenças de aves, esses protocolos são mais rigorosos.inquerito

A turma, segundo o gerente, está bem diversificada. Há profissionais que já fazem parte do Grupo Especial de Atendimento a Suspeita de Enfermidades Exóticas e Emergenciais (Gease) e aqueles que nunca fizeram curso de capacitação. “Nós queremos misturar bem a turma e dar a oportunidade para todos. Dessa maneira teremos boas trocas de experiências para toda a equipe”, garante Antônio.

E é justamente esse pensamento que motiva o veterinário Rafael Ruiz. Para ele, a troca de informações com os colegas é o ponto forte da capacitação. “Acho importantíssimo passar por um curso de atualização, principalmente pela oportunidade de ouvir sobre diversos assuntos. Isso soma bastante para nós”, disse ele.

A veterinária Marivanda Perin, que atua na área de aves há 10 anos, também acredita que o principal é a troca de experiências. “Acho válido estarmos sempre nos atualizando, independente de termos domínio ou não do assunto. E poder somar com outros colegas é melhor ainda”, garante ela.

Durante os cinco dias de curso serão abordados diversos assuntos como: Programa Nacional de Sanidade Avícola (Pnsa), Plano de Contingência do Pnsa, Gestão de Crises Zoossanitárias, Influenza Aviária e Doença de Newcastle, Necrópsia em Aves, Fluxo de Informações na Agrodefesa, Procedimentos adotados para erradicação de focos de Doença de Newcastle no Mato Grosso e para finalizar será aplicado um simulado.