Projeto Fruteiras do Cerrado é apresentado em seminário na UFG

Data: 15/04/2016

Veículo: Canal do Produtor

Link da notícia: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/projeto-fruteiras-do-cerrado-e-apresentado-em-seminario-na-ufg

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou, na última quinta-feira (15/4), das atividades do seminário “O agronegócio e a crise de água”. O evento, realizado na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), mostrou as diferentes perspectivas do agronegócio diante da utilização do recurso natural.

Durante a mesa-redonda “Contraponto - Atividades bem-sucedidas em Goiás”, o engenheiro florestal da Emater Léo Lince do Carmo de Almeida destacou como trabalhos realizados no programa Fruteiras do Cerrado podem contribuir com uma produção sustentável em relação ao uso da água, do solo e outros recursos.

Leo Lince explicou que, além da preservação do fruto do Cerrado, o projeto mostra ao produtor que o cultivo pode ser aplicado na recuperação de áreas degradadas. “A proposta busca pensar um projeto para áreas que sofrem com o desmatamento”, destacou o servidor da Emater.

De acordo com o engenheiro floresta, o cultivo das fruteiras agride menos o meio ambiente. “Os frutos do Cerrado não usam adubo e o controle é feito de forma natural, sem uso de agrotóxicos”, explicou Léo Lince. O engenheiro florestal também pontuou que o trabalho costuma ser desenvolvido usando frutos como murici, cagaita, bauru, taparebá, jatobá e araticum

Para o estudante de agronomia da UFG Luciano da Silva Paula a palestra foi importante porque ofereceu oportunidade de contato com tema relacionado às fruteiras. Além disto, Luciano da Silva ressaltou a vantagem econômica de se cultivar espécies nativas, uma vez que não é necessário pagar patente para explorar o fruto, por se tratar de frutos da próprios região.

Além da Emater, outras entidades foram convidadas para apresentar o trabalho desenvolvido. O representante da Cooperativa de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo) Alaor Carrara e da Associação para Desenvolvimento da Agricultura Orgânica (Adao/GO) Claudia Moreira também falaram do trabalho destas entidades.

O seminário
A organizadora do evento e professora de ecologia da Escola de Agronomia da UFG, Magda Beatriz de Almeida Matteuci, destacou ainda a participação da Embrapa, além de estudantes, assentados e trabalhadores rurais. A professora também abordou a participação de mulheres trabalhadoras rurais e também do grupo de fiandeiras.

Magda Beatriz também pontuou que o seminário trabalhou questões referentes à grande e pequena produção agropecuária. A professora destacou que os debates não levam ao conflito entre as atividades. “É preciso que as pessoas reconheçam a necessidade da produção de alimentos, da criação de mercado interno, e se possível um mercado agroecológico para a saúde humana, do solo e da água”, destacou Magda Beatriz de Almeida.

De acordo com a doutoranda de geografia da UFG Jataí Jordana Lima este tipo de evento ressalta a importância das discussões sobre as relações sociais, econômicas e ambientais. “Ao discutirmos o ambiente, devemos mostrar a sociedade respostas sobre o manejo e conservação do mesmo”, destacou a estudante.

Mesa redonda, atividades culturais, roda de debate e feiras foram realizadas durante o seminário.

Fonte: Comunicação da Emater
Texto: Nathália Peres