UEG inscreve para Simpósio Nacional de Expressões no Cerrado

Data: 19/04/2016

Veículo: Goiás Agora

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/ueg-inscreve-para-simposio-nacional-de-expressoes-culturais-no-cerrado/

 

cartaz_sinasec2015redesign01

Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio Nacional de Expressões Culturais no Cerrado: Territórios e Manifestações Populares (2º Sinasec). O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (Teccer| UEG). As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de maio no site do evento. Para os ouvintes, as inscrições vão até 1º de julho. OSimpósio será realizado de 3 a 5 de agosto, no câmpus Pirenópolis da UEG e ocorrerá como uma atividade associada e complementar ao 2º Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais, que será realizado de 1º a 7 de agosto, também em Pirenópolis.

 foto_2358

A proposta do evento é estudar os aspectos socioeconômicos, territoriais, políticos e culturais no espaço ocupado pelo Cerrado no território brasileiro, a partir da reunião de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. A inscrição de trabalhos é aberta para docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado. O Simpósio está dividido em oito eixos temáticos e os trabalhos podem ser apresentados em formato de comunicações orais, banners, fotografias e vídeo.

Acesse aqui as normas para submissão de trabalhos. As inscrições custam R$ 25 para graduandos, graduados, especialistas e mestrandos; e R$ 50 para mestres, doutorandos, doutores e demais profissionais. A primeira circular do evento também pode ser consultada aqui.

O evento é uma realização em parceria entre a UEG, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A cidade do Sinasec

pirenc3b3polis_matriz_de_zuleika_de_souza

Pirenópolis tem primazias: foi a primeira cidade a possuir obras sacras, a primeira biblioteca e o primeiro cinema do Estado. Destacou-se na música goiana graças ao surgimento de grandes maestros, e também na imprensa de Goiás – nela foi impresso o primeiro jornal do Centro Oeste, o Matutina Meiapontense.

Nasceu com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, fundada em 1727 pelo português minerador Manoel Rodrigues Tomar. Tornou-se vila em 1832, cidade em 1853, Pirenópolis em 1890.

Importante centro urbano dos séculos 18 e 19, com mineração de ouro, comércio e agricultura, ficou isolada durante grande parte do século 20 e foi redescoberta na década de 70, com a vinda da capital federal para o Brasil Central, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1989. Pirenópolis conservou tradições e manifestações culturais. Preservou seu patrimônio arquitetônico de casarões e igrejas do século 18. Cidade onde se realiza o intercâmbio entre tradições, valores e jeito de ser com a diversidade cultural brasileira e mundial. E é nessa cidade que será realizado o 2º Simpósio Nacional Saberes e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás.