Rede estadual possui duas escolas indígenas em territórios Tapuia e Karajá

Data: 20/04/2016

Veículo: Rádio São Francisco

Link da notícia: http://www.radiosaochico.com.br/noticia/770/rede-estadual-possui-duas-escolas-indigenas-em-territorios-tapuia-e-karaja

No primeiro trimestre de 2016, Goiás matriculou, em escolas estaduais, 85 estudantes indígenas de sete etnias – Tapuia (33), Karajá (22), Tapirapé (4), Xavante (24), Javaé (1) e Guajajara (1). Essas e outras ações relacionadas aos povos indígenas concretizadas pela rede estadual de ensino foram  lembradas nesta terça-feira, dia 19, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, quando se comemora o Dia do Índio.

A rede estadual possui duas escolas indígenas em territórios Tapuia (Escola Indígena Cacique José Borges) e Karajá (Escola Indígena Maurehi). Além destas, está implantando uma extensão escolar no território Avá Canoeiro, no município de Minaçu, com o início das atividades previsto para o próximo mês. A Seduce está formulando políticas específicas para a Escola Estadual Indígena Maurehi, de Aruanã, na perspectiva da educação integral e integrada.

Segundo a equipe da Superintendência de Ensino Fundamental, responsável pela Educação do Campo, Indígena e Quilombola, o objetivo é, além de ampliar o tempo escolar, garantir uma aprendizagem significativa e um ensino intracultural, transdisciplinar e intercultural que fortaleçam a identidade do povo Karajá/Iny, da aldeia Buridina, em Aruanã.

Considerando uma política prioritária, a Seduce mantém como metas para 2016 e 2017 o fortalecimento da cultura e da escola indígena, integralização da educação, formação em alfabetização e letramento na língua materna, adequação curricular, revisão dos projetos políticos pedagógicos nas escolas indígenas e nas escolas estaduais onde há estudantes indígenas matriculados das etnias presentes em Goiás: Avá Canoeiro e Tapirapé (Minaçu), Karajá (cidade de Goiás), Xavante, Javaé e Guajajara (Aragarças) e Tapuia (Rubiataba).

Xavante
Em relação aos Xavante, a Seduce realiza acompanhamento da aprendizagem a 26 estudantes e oferece atendimento especializado de intérprete da língua materna a 19 estudantes indígenas matriculados em turmas vinculadas a escolas não indígenas, no município de Aragarças, jurisdicionado a subsecretaria regional de Piranhas.

Além da etnia Xavante, a superintendência realiza o acompanhamento escolar indígena às etnias Javaé e Guajajara. Assim, o trabalho de apoio e acompanhamento de educação escolar indígena é realizado em cinco municípios de Goiás: Aruanã, Rubiataba, Nova América, Minaçu e Aragarças.

As ações
Ações desenvolvidas pela Seduce, por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, em 2016: Implementação da Lei Estadual 18.320/2013, que institui a política de educação do campo, indígena e quilombola em Goiás;. formação continuada de docentes indígenas da Escola Estadual Maurehi sobre alfabetização e letramento em língua materna Karajá; acompanhamento pedagógico aos docentes e equipe gestora da Escola Estadual Maurehi, em parceria com a direção de núcleo e tutoria da subsecretaria regional da cidade de Goiás e revisão da matriz curricular da Escola Estadual Mauheri para contemplar os saberes tradicionais, as matrizes culturais e temas contextuais do povo Karajá/Iny.

E, ainda, institucionalização do acompanhamento e apoio pedagógicos aos estudantes Xavante, Javaé e Guajajara, nas escolas estaduais do município de Aragarças e contratação de 12 professores intérpretes da etnia Xavante; fortalecimento da parceria entre Seduce e Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de participação efetiva no desenvolvimento dos programas Saberes Indígenas na Escola, Licenciatura Intercultural Indígena (etapas presencial e estudos nas aldeias Karajá e Tapuia) e Projeto de Educação e Cultura Karajá; criação do grupo de estudo para implementação de extensão escolar no território indígena Avá Canoeiro, município de Minaçu, composto por Seduce, Funai e UFG; e construção de matriz curricular específica com o povo Avá Canoeiro;

Jogos Indígenas
Para comemorar a Semana do Índio, o Colégio Estadual Indígena Maurehi,  que fica dentro da aldeia Buridina – etnia Karajá de Aruanã, realiza até esta quarta-feira, dia 20, o 7° Jogos Indígenas. É a primeira vez na história dos jogos que o evento é incluído no planejamento pedagógico do colégio.

Na programação, que começou na segunda-feira, dia 18, estão apresentações culturais, como dança e pintura corporal, competições de natação e brincadeiras infantis, entre elas o torneio de bolinhas de gude. Também haverá torneios de luta indígena, arco e flecha, canoagem, atletismo e futebol.

Comunicação Setorial da Seduce​

Mais informações: (62) 3201-3004