Série retoma edições homenageando Maria Luiza Póvoa

Data: 29/04/2016

Veículo:O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/118889/t/serie-retoma-edicoes-homenageando-maria-luiza-povoa

Um palco montado ao ar livre, em meio ao brilho das estrelas, embalado pelo suave toque do piano. Esse é o cenário de mais uma edição da série Recitais Vilaboenses, que está de volta hoje, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Nesta retomada do projeto, a gran­de homenageada é a musicista Maria Lui­za Póvoa, um dos nomes mais expressivos da história da música goiana.

O evento tem entrada gratuita e é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Escola de Música (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ocorre na última sexta-feira de cada mês, homenageando sempre uma personalidade do meio cultural.

O programa do recital traz obras dos compositores Moritz Moszkowski, Antonín Dvorak, Fritz Kreisler, Fernando Cupertino, Aylton Escobar e Francisco Mignone, que serão executadas pelo Duo Pianístico formado por Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz.

As pianistas fizeram a estreia do Duo em Goiânia, em 1998. São professoras na Emac da UFG. Dedicam-se principalmente à divulgação do repertório escrito para esta formação, com especial enfoque para a música brasileira. Intérpretes de diversas primeiras audições de obras de compositores brasileiros, algumas de­las dedicadas ao duo, as pianistas têm se apresentado nas mais representativas salas de concerto e teatros do nosso estado e do Brasil, tendo realizado uma tur­nê pelas principais cidades do Canadá divulgando a música brasileira para pia­no a quatro mãos. Elas também fazem parte da Academia Nacional de Música como membros titulares.

A homenageada

Maria Luiza Póvoa da Cruz, Dona Tânia – como Maria Luíza é conhecida, nasceu na Cidade de Goiás. É co-fundadora do Conservatório Goiano de Música, hoje Emac e foi diretora da Escola de Música do Centro Cultural Gustav Ritter, superintendente e diretora da Fundação Or­questra Sinfônica de Goiânia. É membro titular da Academia Nacional de Música, e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), entre várias distinções e honrarias.

Série ‘Recitais Vilaboenses’

Homenagem a  Maria Luiza Póvoa da Cruz (Dona Tânia)

Data: Hoje (29) / Horário: 20h

Local: Palácio Conde dos Arcos, Cidade de Goiás / Entrada gratuita