Filarmônica se apresenta no Dia do Trabalho

Data: 28/04/2016

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/filarmonica-se-apresenta-no-dia-do-trabalho/

Em comemoração ao Dia do Trabalho, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta no domingo, dia 1º de maio, às 11 horas, no Teatro Basileu França. A regência é do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero. No programa estão as obras: Le Héros de Neukomm, Sinfonietta nº1 de Villa-Lobos e a Sinfonia nº41 de Mozart. A entrada é gratuita.

As obras
Neukomm foi um compositor austríaco que se apaixonou pelo Brasil, vivendo no Rio de Janeiro entre 1816 e 1821. Durante este período, compôs Le Héros (O Herói), que foi dedicada a Dom Pedro I. A Sinfonietta nº1 foi composta no início da carreira de Villa Lobos e é dedicada à memória de Wolfgang Amadeus Mozart, utilizando a instrumentação de uma orquestra de câmara clássica. A Sinfonia nº41 é uma das últimas composições de Mozart. A obra possui uma série de intervalos que denotam ansiedade, mesclando características dos períodos clássico e barroco.

O maestro
Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

Orquestra
A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa do Governo do Estado, que está vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e músicos.