Saúde leva informação sobre Aedes aos participantes da 14ª Agro Centro-Oeste Familiar

Data: 27/04/2016

Veículo: Governo de Goiás

Link direto para a notícia: http://www.visa.goias.gov.br/post/ver/210639/saude-leva-informacao-sobre-aedes-aos-participantes-da-14a.-agro-centro-oeste-familiar

27/04/2016 17h40 - Atualizado em 27/04/2016 17h40

Integrantes de comunidades rurais, estudantes, representantes de órgãos e entidades do setor agrícola, entre outras pessoas que participam da 14ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar, estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as formas adequadas de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e prevenir casos de dengue, chikungunya e zika. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está participando ativamente do evento que teve início nesta quarta-feira, 27 de abril, em Urutaí, com o propósito de firmar parcerias e levar informações que levem à erradicação do mosquito em todo o Estado, inclusive na zona rural.

A abertura oficial da 14ª Feira Agro Centro Oeste Familiar aconteceu às 9h30 no Centro de Eventos Nilo Peçanha do Câmpus do Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Goiano) de Urutaí. Participaram da solenidade representantes de diversos órgãos e entidades, entre as quais a Universidade Federal de Goiás, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Goiás, Ministério do Desenvolvimento Agrário, SES-GO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Central Única dos Trabalhadores.

O evento é realizado com o objetivo de oferecer subsídios para o incremento da agricultura familiar na Região Centro-Oeste. Além de apoiar o desenvolvimento da iniciativa, a SES-GO instalou na feira um estande no qual estão sendo veiculados vídeos educativos e distribuído material informativo sobre o controle do Aedes e uma tenda com a exposição de folhetos, cartazes e cartilhas informativas sobre temas variados, entre os quais animais peçonhentos, saúde do trabalhador e vigilância ambiental.

O coordenador de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores da SES-GO, Marcello Rosa, acentua que a feira constitui uma grande oportunidade da SES-GO ampliar o leque de informações aos estudantes e trabalhadores e às pessoas que residem em assentamentos, chácaras, fazendas, distritos e povoados. “Temos desenvolvido várias iniciativas para eliminar os criadouros do Aedes também na zona rural”, destaca Marcello Rosa. Ele informa que esta estratégia não era prevista anteriormente no Programa Nacional de Combate à Dengue, mas passou a ser efetivada com a estruturação e desenvolvimento da força-tarefa Goiás contra o Aedes, desencadeada em todo o Estado em dezembro do ano passado.

“Entendemos que só vamos de fato eliminar o Aedes no território goiano se trabalharmos na zona rural”, pondera o coordenador da SES-GO ao destacar que os possíveis focos existentes na zona rural podem se transformar em focos reinfestantes nas áreas urbanas com a locomoção da população. Entre os itens distribuídos pela SES-GO aos participantes da 14ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar está um folheto com um check-list que indica os passos a serem adotados para a eliminação do Aedes nas propriedades.

A 14ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar prossegue até o dia 29 com a realização de seminários, palestras, debates, exposições de vídeos e mesas-redondas sobre diversos temas da área. Além da SES-GO, várias entidades e órgãos estão expondo produtos e material educativo, como a Universidade Federal de Goiás, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Serviço Brasileiro da Pequena e Micro Empresa.