Pesquisa estuda impacto de erosões no entorno de reservatórios

Data: 01/06/2016

Fonte/Veículo: Diário de Aparecida

Link direto para a notícia: http://www.diariodeaparecida.com.br/home/pesquisa-estuda-impacto-de-erosoes-no-entorno-de-reservatorios/

O impacto de erosões no entorno dos reservatórios de hidrelétricas é objeto de pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 2013, o projeto “Monitoramento e Estudo de Técnicas Alternativas na Estabilização de Processos Erosivos em Reservatórios de UHEs”, em parceria com professores da Universidade de Brasília (UnB) e profissionais de Furnas Centrais Elétricas, observa as erosões presentes nas margens e áreas próximas a reservatórios, com o intuito de compreender a dinâmica, origem e consequência do processo de assoreamento.

Três reservatórios de usinas elétricas (UHEs) foram avaliados durante o estudo: UHE Furnas, localizado no estado de Minas Gerais e, na divisa entre Goiás e Minas, UHE Batalha e UHE Itumbiara. De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Maurício Martines Sales, o trabalho nesses locais envolve o estudo da situação atual para determinar o impacto das erosões, como poderia ser minimizado e o desenvolvimento de uma metodologia para que, nos próximos empreendimentos, os resultados colaborem para reduzir o processo erosivo.

O volume de solo transportado para os lagos por causa das erosões pode acarretar a diminuição da vida útil de reservatórios. O estudo tem detectado que, entre os causadores do aumento de erosões, a ocupação no entorno dos reservatórios tem se destacado como a mais prejudicial para a sua vida útil.

A primeira etapa da pesquisa envolveu a elaboração de um mapa em que são apresentadas a classificação de áreas com maior ou menor risco de erosão e todas as características e informações obtidas ao longo do estudo. Na sequência, a equipe de pesquisadores realizou uma série de ações que incluem visita e cadastro de locais mais atingidos por erosões e obras de recuperação com baixo custo.

Outro aspecto do estudo foram as avaliações de impacto da energia das ondas para verificar o quanto esse processo agride o entorno do lago. O pesquisador Sales explica que a junção de ocupação inadequada e o efeito de onda pode potencializar a geração de sedimentos. O projeto também prevê propostas de educação ambiental. Nesta vertente do estudo, os pesquisadores atuam junto à comunidade para evidenciar a contribuição que cada um pode dar para proteger o entorno dos reservatórios.