Cerrado e Recursos Hídricos é tema de seminário

Data: 02/06/2016

Fonte/Veículo: UniEvangélica

Link direto para a notícia: http://www.unievangelica.edu.br/noticias/5531

O Programa de Pós-Graduação, Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, promove de 06 a 08 de junho, o IV Seminário Cultura e Natureza no Cerrado Goiano. O programa conta com minicursos, conferência, workshops e palestras.

O Seminário Cultura e Natureza no Cerrado Goiano (SCNCG) é realizado em menção ao dia do Meio Ambiente, 05 de junho. Nessa edição a temática será “Cerrado e Recursos Hídricos”, e os trabalhos apresentados buscarão alinhamento com este tema geral. O SCNCG tem sido, também, um espaço privilegiado para o diálogo entre a Pós-Graduação e as atividades de graduação, extensão e pesquisa das diferentes instituições de ensino do Brasil, com enfoque principalmente no Centro Universitário de Anápolis- UniEVANGÉLICA. A relação entre comunidade científica, comunidade acadêmica e sociedade em geral, faz parte das políticas institucionais e do plano de gestão acadêmica do PPSTMA.

O objetivo do evento é estabelecer debates de temáticas de relevância para o conhecimento sobre o meio ambiente; dar a oportunidade à comunidade local nos debates sobre o meio ambiente; aproximar discussões acadêmicas e gestão pública; estabelecer diálogo entre as instituições de ensino superior participantes; identificar formas interdisciplinares de compreensão da realidade ambiental e dar oportunidade a pesquisadores divulgarem seus estudos.

Os organizadores convidam pesquisadores, professores e alunos a participarem do debate que envolverá discussões sobre políticas públicas, meio ambiente, ciência, tecnologia, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento social. Serão realizadas palestra, mesas redondas, apresentações de comunicação oral. Contribuições, reflexões, experiências relativas a essas temáticas são bem-vindas e consideradas como parte do processo de desenvolvimento das pesquisas científicas no Brasil.

O  IV Seminário Cultura e Natureza no Cerrado Goiano está sendo realizado como parte do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica), que é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA/UniEVANGÉLICA), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UNESP-Presidente Prudente) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB).

Inscrições e Submissão de Trabalhos AQUI.

Confira a programação:

• Minicurso

- Tema: Legislação Ambiental e Recursos Hídricos

- Palestrantes: Dr. Rildo Mourão (Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA); Me. Fabrício Wantoil Lima (Faculdade Anicuns).

- Horário: 14h às 18h / Local: sala de aula 316 – Bloco E

• Conferência

Tema: Bacia do Rio Araguaia: Mudanças de uso do solo e impactos ambientais

- Palestrante: Dra. Selma Simões de Castro (Universidade Federal de Goiás)

- Horário: 19h às 22h / Local: Auditório Carlos Mendes – Bloco E

• Workshop de Integração PROCAD

- Palestrantes: Dr. Antonio Cezar Leal (UNESP – Presidente Prudente/SP); Dr. Sandro Dutra e Silva (Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e Universidade Estadual de Goiás); Dra. Josana de Castro Peixoto (Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e Universidade Estadual de Goiás); Dr. Rildo Mourão Ferreira (Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA)

- Horário: 09h às 12h (Saída de Anápolis para Ceres: 07h) / Local: FACER-Ceres/GO

• Trabalho de Campo na Microrregião de Ceres/GO

- Roteiro: Centro da Cidade de Ceres até a Propriedade Rural (Mata Jenipapo); Propriedade Rural (Mata Jenipapo) até Centro da cidade de Ceres (Parque Florestal; Parque Curumin e Rio das Almas);

- Horário: 13h às 17h / Local: Ceres/GO

• Simpósios Temáticos (ST)

- Tema: ST - Políticas Públicas, Sociedade e Meio Ambiente

- Coordenadora: Genilda D’Arc Bernardes

- Horário: 14h às 16h / Local: Sala 316 Bloco E

- Tema: ST - Tecnologia e Meio Ambiente

- Coordenadora: Lucimar Pinheiro Rosseto

- Horário: 14h às 16h / Local: Sala 314 Bloco E

• Simpósios Temáticos (ST)

- Tema: ST - Políticas Públicas, Sociedade e Meio Ambiente

- Coordenadora: Genilda D’Arc Bernardes

- Horário: 14h às 16h / Local: Sala 316 Bloco E

- Tema: ST - Tecnologia e Meio Ambiente

- Coordenadora: Lucimar Pinheiro Rosseto

- Horário: 14h às 16h / Local: Sala 315 Bloco E

• Mesa Redonda

- Tema: Novas Fronteiras no Oeste: relação entre sociedade e natureza na microrregião de Ceres em Goiás (1940 – 2013): experiências internacionais e nacionais

- Palestrantes: Dr. Sandro Dutra e Silva (Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e Universidade Estadual de Goiás); Dr. Carlos Christian Della Giustina (Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA); Dra. Maria Gonçalves da Silva Barbalho (Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA); Dr. Rildo Mourão (Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA).

- Horário: 16h às 18h / Local: Auditório Carlos Mendes – Bloco E