SBQ tem reuniões importantes em Goiás para alavancar a Reunião Anual de 2016

Data: 02/06/2016

Fonte/Veículo: Sociedade Brasileira de Química

Link direto para a notícia: http://www.sbq.org.br/39ra/noticia/sbq-tem-reuni%C3%B5es-importantes-em-goi%C3%A1s-para-alavancar-reuni%C3%A3o-anual-de-2016

Comitiva esteve reunida com o reitor da UFG, com a secretária de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás, e com a presidente da FAPEG

Quando um químico chega para uma Reunião Anual da SBQ, não é difícil perceber o tanto de trabalho realizado por muitas pessoas para fazer um evento tão complexo quanto este, que é um dos maiores eventos científicos do País. De fato, o trabalho para as RAs tem início com mais de um ano de antecedência, com a escolha da cidade-sede, data e local. Mas isso é só o começo.

“São muitas etapas que temos que cumprir para conseguirmos realizar boas Reuniões Anuais”, conta o professor Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ.

No início de setembro, Andricopulo e o professor Luiz F. Silva Jr., secretário geral da SBQ e presidente do comitê organizador da 39ª Reunião Anual, foram a Goiânia para uma série de reuniões preparatórias com importantes instituições ligadas a ciência e educação. Dos encontros, participaram também o secretário regional da SBQ-GO, professor Flávio Colmati, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e a professora Cecília Maria Alves de Oliveira, também da UFG, que organizou a complexa agenda cumprida em Goiânia.

A comitiva da SBQ esteve com o reitor da UFG, Prof. Dr. Orlando Afonso Valle do Amaral, o vice-reitor, Prof. Dr. Manoel Rodrigues Chaves e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Giselle Ferreira Ottoni Candido. “Este encontro foi muito produtivo, porque a UFG é a instituição que mais tem estudantes de Química e cursos correlatos na região, e precisamos de apoio para que alunos, professores e pesquisadores participem da RA”, explicou Luiz F. Silva Jr. A UFG tem cursos de Química, nas modalidades bacharelado e licenciatura, nos campi de Goiânia, Jataí e Catalão. Oferece também cursos de graduação em Engenharia Química, Farmácia, Física, Engenharia de Alimentos, Ecologia e Análise Ambiental, Ciências Ambientais e Agronomia. Na pós-graduação, são também muitos cursos que se relacionam com a Química, tanto em Goiânia, quanto no interior do estado. “A região Centro-Oeste, que será sede de uma RASBQ pela primeira vez, tem características peculiares quanto ao ensino e pesquisa de Química. Nossa ideia é aproveitarmos ao máximo o perfil da região em prol da 39ª RASBQ”, observa Silva Jr.

Outra reunião preparatória foi realizada com a Secretária Estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, que teve oportunidade de conhecer o que é uma Reunião Anual da SBQ. A rede pública de Goiás tem cerca de 210 mil alunos matriculados no Ensino Médio e 1,5 mil no Ensino Técnico, segundo dados do Governo de Goiás, relativos a 2014. “Nós temos uma preocupação em aproximar o jovem da Química e sempre tentamos envolver escolas com a RASBQ”, conta Andricopulo. Na 38ª Reunião Anual, realizada em Águas de Lindóia (SP), alunos da rede pública municipal, sem acesso a laboratórios de química, visitaram a exposição Ano Internacional da Luz e participaram de workshop com experimentos científicos.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás foi outra instituição visitada pela comitiva da SBQ. Participaram da reunião a presidente Profa. Dra. Maria Zaíra Turchi e o diretor científico, Prof. Dr. Albenones José de Mesquita. O estado lançou recentemente o programa Inova Goiás, que tem o objetivo de buscar recursos para pesquisa e inovação no estado, e tem a presidente da FAPEG em seu conselho consultivo. “Educação, pesquisa e inovação são eixos estratégicos para o desenvolvimento da Nação e devemos sempre colocar todos os esforços por melhores condições neste segmento”, observou Andricopulo.

A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!

Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)