I Seminário Internacional do Núcleo de Pesquisa Marxista na UFG

Data: 02/06/2016

Fonte/Veículo: Esquerda Diário

Link direto para a notícia: http://www.esquerdadiario.com.br/I-Seminario-Internacional-do-Nucleo-de-Pesquisa-Marxista-na-UFG

Do dia 1 a 3 de junho, está ocorrendo na Universidade Federal de Goiás (UFG) o Seminário Internacional de marxismo do Núcleo de Pesquisa Marxista (NUPEMARX) da História organizado pelos professores David Maciel, Cláudio Maia, Paulo Vinícius, Rodrigo Jurucê, Thiago Camarinha e vários outros.

O Seminário promete ser um evento que vai trabalhar questões como ideologia, cultura hegemonia, capital, trabalho. É promovido pelo núcleo marxista da UFG em convênio com o CNPq e vai durar três dias, de 1 a 3 de junho de 2016, na Faculdade Direito, da Praça Universitária, e na História, do Campus Samambaia, e conta com participação de estudiosos de outros países e também com a presença do companheiro colunista do Esquerda Diário Gilson Dantas, médico e sociólogo marxista.

São mesas redondas, palestras e cursos que se dedicam à questão do marxismo contemporâneo a partir de estudos vinculados ao núcleo de pesquisas e estudos de História Contemporânea. Um dos convidados é o companheiro Professor Jorge Coronel Prosman, do Paraguai. O conteúdo dos debates vai na linha de criticar a ideologia política e a estrutura do sistema capitalista, que significa para a região centro-oeste um acontecimento de grande importância na perspectiva do marxismo.